casa sustentavel

Casa e sustentabilidade: Adote essa prática!

Nações do mundo todo, há tempos, vêm discutindo os impactos das ações humanas na natureza. Diante desses problemas, soluções têm sido criadas para constituir uma sociedade com mais consciência ambiental. Uma solução é a casa sustentável. Então, vem com a gente reciclar conhecimento, ideias, opiniões e atitudes em nosso novo artigo: Casa e sustentabilidade: Adote essa prática!

Um dos grandes desafios em nossos dias é conscientizar pessoas sobre a necessidade de escolhas e práticas sustentáveis. Isso inclui cuidados especiais com imóveis, sejam casas, apartamentos e até empresas, como a própria Razão, que está intensificando suas boas atitudes sociais e ambientais, colaborando assim com um presente e futuro melhores!

Vem com a Imobiliária Razão aprender como fazer, hoje, um planeta melhor no amanhã!

casa sustentavel

Mas afinal, o que é uma casa sustentável?

Casa sustentável é toda construção que agrega cuidados e soluções na sua relação com o ecossistema em geral e no melhor uso dos recursos, tendo em vista o respeito à natureza e ao próprio homem.

São estes cuidados, por exemplo, a instalação de placas fotovoltaicas para captar a energia solar e obter energia elétrica sustentável, fazer uso inteligente da água e aproveitar ao máximo na iluminação dos ambientes a luz solar.

A função primordial é minimizar os impactos no meio ambiente do início ao fim, por exemplo, durante a construção, e até mesmo após a nova edificação estar concluída. Porém, imóveis —sejam residenciais, comerciais, públicos e industriais — já construídos anteriormente, com mais tempo de existência, também podem se adequar e serem exemplos de um modelo sustentável.

Isso porque não é só estruturalmente que a sustentabilidade funciona, mas também de acordo com as atitudes das pessoas, isto é, moradores ou colaboradores que desfrutarão desses lugares.

caracteristicas de imovel sustentavel

Quais as principais características deste modelo de imóvel

Dentre vários, são essas as principais características de um imóvel sustentável:

  • Ter responsabilidade com o meio ambiente;
  • Praticar os conceitos de sustentabilidade;
  • Saber usar adequadamente a água;
  • Prover qualidade de vida para seus ocupantes;
  • Reaproveitar materiais recicláveis;
  • Tornar o imóvel autossuficiente em energia.

A seguir, vamos tratar de 3 pontos: a água, a iluminação e a energia!

Primeiro vamos saciar nossa sede de conhecimento e tomar aquele banho de consciência? Então vamos falar primeiramente sobre esse elemento vital, que é a água!

A água

Você e boa parte das pessoas conscientes desse mundo já estão ligadas nos problemas relacionados à escassez de água no planeta. Embora o Brasil seja uma das regiões mais bem servidas deste bem maravilhoso para a manutenção da vida, é principalmente por isso que um imóvel sustentável deve fazer uso racional desse elemento natural tão precioso.

Para economizar água, algumas ações são recomendadas: instalar chuveiros e torneiras com temporizador, evitando desperdício. Outro ação, é coletar a água das chuvas, sendo que já existem para isso sistemas (tubos e tanques de armazenamento sustentável) de prática instalação, para utilizar nos vasos sanitários, máquinas de lavar, jardins e hortas, lavagem de calçadas, etc. Além de ajudar o meio ambiente já imaginou a economia na conta?

Agora vamos trazer uma linda luz ao tema: iluminação sustentável!

A luz

A dica brilhante é aproveitar a entrada da luz do sol no imóvel: janelas, vidraças, claraboias, portas de vidro. Quanto mais e maiores, mais iluminado e arejado o imóvel será, e agradável!

Além da economia de energia, a luz do sol que visita os ambientes internos valoriza e amplia os espaços, tornando-os mais saudáveis e aconchegantes!

Sabia que a falta de luz natural afeta a saúde humana? E não é só na visão: o cérebro necessita associar a luz solar com as atividades do organismo, evitando stress. A luz natural também ajuda a reduzir a pressão e incide sobre a produção de vitamina D, necessária aos ossos.

E se energia é imprescindível para a viver neste mundo moderno, fique ligado!

A energia

Informe-se e conheça o sistema fotovoltaico. Esta é uma opção sustentável, limpa e economicamente vantajosa! Os painéis solares são instalados no imóvel e transformam raios solares em eletricidade: tudo para seus eletrodomésticos ficarem felizes, e seu bolso sorridente!

Sabia que a energia fotovoltaica pode representar uma economia de até 95% na conta de luz?

casa sustentavel vantagens

Uma casa sustentável tem muitas vantagens, saiba quais são!

Já deu para perceber as vantagens de um imóvel sustentável, não é? Então, como este assunto é bom e faz bem ao planeta, vamos além!

São outras vantagens de um imóvel sustentável:

Qualidade de vida: isso é essencial, concorda? Pois esse é um dos principais benefícios gerados por uma casa ou outro imóvel sustentável. Quem aí habita, frequenta ou trabalha estão em um ambiente mais saudável e prazeroso. E num ambiente agradável, até os hábitos se tornam mais saudáveis!

Economia: seja na construção de um imóvel sustentável, em que a aquisição de materiais de construção não representa necessariamente gastos maiores, além do tempo de uma obra sustentável ser menor que a convencional.

Retorno financeiro: este é um benefício a médio ou longo prazo, o que tem levado muitos a investir nesse mercado. Uma dúvida comum é se construir uma casa sustentável, ou tornar sustentável um imóvel já existente não representa mais gastos: todo investimento feito com foco a reduzir os impactos ambientais favorecem a conta do proprietário. Imóvel sustentável é economia!

torne o imovel sustentavel

Recicle suas ideias! Torne o imóvel antigo em sustentável!

Tem um imóvel e deseja torná-lo sustentável?

Ficamos extremamente felizes com sua decisão! Agora vamos às dicas:

A primeira ação é a mais fácil de todas: a separação do lixo reciclável. Ao separar os resíduos orgânicos, rejeitos e recicláveis, está incentivando a reciclagem, a reutilização e o trabalho e sustento dos catadores. Separe vidro, papel, metal e plástico dos restos de alimentos, cascas de legumes e frutas. Os itens que serão reciclados devem estar limpos e secos.

Economize energia elétrica e aproveite a energia solar: sabia que a luz elétrica impacta muito a natureza? Use conscientemente aparelhos elétricos, sem desperdício e com muita inteligência. Um exemplo é a ventilação externa, que dispensa o uso de ventiladores ou ar-condicionado. Use também as lâmpadas de LED, opção sustentável, que podem economizar até 80% na conta de luz.

Como dissemos antes, a energia solar está cada vez mais popular: uma empresa especializada pode te assessorar em um projeto para tornar sua casa mais sustentável. E, claro, sempre que estiver ausente, desligue as luzes e tire os aparelhos eletrônicos e elétricos da tomada.

Saudável e terapêutico

Que tal criar uma horta orgânica? Além de saudável é um verdadeiro hobby e terapia para quem mora em casa ou tem um espacinho sustentável no apartamento para plantar: na horta você usa seu resíduo orgânico! E ganha verduras, legumes e frutas naturais, além de temperos!

Adapte sua casa e instale um sistema de captação de água da chuva para limpezas de calçadas, lavagem de carros, roupa entre outros.

E sua decoração? Também pode ser sustentável!

Muitos itens a ser descartados, podem ser reaproveitados. Veja com carinho seus móveis antigos: você pode reformá-los! Essa atitude é super sustentável e criativa!

razao sustentabilidade

Imobiliária Razão: Com você na sustentabilidade!

Como empresa, a Razão tem o compromisso de incentivar práticas sustentáveis e conscientes em nosso dia a dia.

Acreditamos que toda grande mudança começa com a decisão de cada um em querer o melhor para todos: o planeta, a natureza e a humanidade.

Por isso convidamos você a se juntar a nós nessa jornada. Pequenas ações individuais podem gerar grandes mudanças coletivas e estamos certos de que, juntos, podemos fazer muita diferença.
Contamos com a sua colaboração para construirmos um futuro mais sustentável e responsável. Vamos fazer a nossa parte e inspirar uma sociedade mais consciente e comprometida com a preservação do nosso planeta.

Afinal de contas, mais que ser imobiliária, nosso trabalho é realizar sonhos e mudar histórias de vidas.

Conte com excelentes profissionais que irão lhe auxiliar sempre! Acesse o nosso site e saiba mais: irazao.com.br

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *