criancas em casa razao

Casa com crianças? Saiba como proteger a casa para os pequenos

Os cuidados que devemos ter com os pequeninos em casa ou no apartamento são muitos, porém nunca são demais. Pelos cuidados em relação à gurizada, o tema da vez do Blog Razão é: Crianças em casa? Saiba como proteger a casa para os pequenos.

Além da energia de sobra que a criançada tem pra brincar, muitas vezes sem considerar os riscos, o que é natural, some-se a isto a curiosidade natural dos pequenos para explorar cada cômodo, gaveta, armário, objeto… ou seja, são verdadeiros Indiana Jones mirins. E haja atenção das mamães, papais, avós e cuidadores.

A segurança da casa onde vivem os pequenos, no entanto, não está só relacionada às peraltices, mas também às condições ambientais ideais para garantir que a saúde se mantenha como deve ser.

criancas em casa

A proteção em casa começa antes da cegonha chegar!

Vamos partir do comecinho?

Se o bebê está para chegar, já é hora de pensar antecipadamente à sua vinda!

A cor do quartinho, a decoração, móveis, mamadeiras, roupinhas e fraldas: tudo é muito importante, lindo e reconfortante!

O que é bom compreender é que esse ambiente especial da casa tem que ser favorável à saúde da criança.

Uma ideia é fazer um checklist, por exemplo:

  • Como está o cheiro da pintura nova nas paredes, e nos móveis se for o caso?
  • O ambiente está arejado e permite a luz solar?
  • As roupinhas estão há muito tempo guardadas no armário?
  • Tem sinais de umidade, mofo ou poeira em algum canto?
  • A iluminação está boa?
  • Tem algum móvel que atrapalhe a circulação diurna e noturna pelo quarto?
  • Algum tapetinho que possa levar a escorregão e queda?
  • O pet tem acesso livre ao cômodo?
  • A faxina e manutenção do quarto é feita com produtos que podem causar alergias – seja pelo odor ou contato direto – como inseticidas, lustra-móveis etc.?

Lembre-se: desde os primeiros meses, o bebezinho tem que ter seu espaço muito bem pensado!

cuidados com criancas em casa

Pense na casa como um todo, e cada espaço em separado!

Visualize a casa ou apartamento de um modo amplo, de fora pra dentro!

Dessa forma, consequentemente você perceberá melhor os vários locais, e detectará suas características particulares, em separado. Do contrário, detalhes importantes podem acabar sendo deixados de lado.

Vamos ver alguns exemplos: preparar o interior da casa e esquecer da área externa; pensar só na sala, e esquecer da sacada; ou cuidar da cozinha e deixar de lado a lavanderia. Até mesmo um belo e pequenino jardim pode esconder algumas “armadilhas”, como um formigueiro ou plantas tóxicas, por exemplo.

Informação super-mega-hiper-ultra importante: Você sabia que estatisticamente existe uma incidência maior de acidentes em alguns pontos da casa em comparação a outros? Eis a justificativa do que dissemos anteriormente em relação à checagem ambiente por ambiente.

casa segura para criancas

Dentro de casa, cada caso é um caso de atenção!

Profissionais de segurança costumam classificar como locais mais propensos a acidentes com crianças a seguinte ordem: cozinha em primeiríssimo lugar, seguido pelo banheiro e lavanderia, corredores, escadas internas e externas, quartos e a sala – seja de estar ou jantar.

Impedir a presença da criança na cozinha é, na maioria das vezes, impossível. Por isso a supervisão dos pais, avós ou outro adulto torna-se indispensável!

Apesar da obviedade em relação à cozinha e seus perigos, sempre é bom reforçar quanto é importante proteger esse ambiente da casa para manter a proteção das crianças, afinal lá estão a maior parte dos causadores de problemas: fogão, gás, utensílios elétricos, objetos de vidro e metal, tomadas, gavetas, água, óleo e temperos etc.

Banheiros, assim como lavanderias, trazem sempre o risco de quedas causadas por piso molhado, além de risco de afogamento em bacias, tanque e lavadora de roupas e vaso sanitário. Também são lugares onde se armazenam produtos de limpeza, muitos dos quais perigosíssimos.

Dicas Razão para o bem-estar das crianças e seu

Além de guardar fora do alcance deles os produtos e objetos perigosos, e fazer uso de tapetes e meias antiderrapantes em casa, existe hoje no mercado uma série de soluções em travas de armários, gavetas, geladeira e portas para impedir o acesso de crianças a esses locais e produtos!

Também é vital o uso de telas para janelas e sacadas! E nas salas e escritório, sugerimos os já conhecidos “protetores de cantos” para mesas e demais móveis, fitas que seguram TVs e armários impedindo seu tombamento, capas antichoques para tomadas e, também, protetores de dedinhos, usados nas portas e gavetas, e que evitam prensar as mãozinhas delicadas dos pimpolhos.

Mas não são apenas os objetos dentro de casa que representam perigo: vamos lembrar também dos muitos visitantes indesejados, que apesar de pequeninos, incomodam e muito! Estamos falando dos insetos – aranhas, baratas, formigas, pernilongos, lagartas e outros.

Além dos cuidados para impedir a proliferação da dengue, inseticidas apropriados e mosquiteiros, que tal o protetor veda-porta? Instalado na base das portas que dão acesso ao interior da casa, ajudam muito a impedir a entrada desses bichinhos intrusos!

casa com criancas cuidado

Pode cuidar da criançada, que a Razão cuida do seu lar!

Por falar em segurança, cuidados e proteção, sabia que na Razão você e sua família podem sempre contar, além da nossa família de colaboradores, também com os serviços da Garante Corretora de Seguros? Entre em contato conosco e saiba mais.

Afinal, muito mais que uma imobiliária, o que mais queremos é ser parte da sua história, oferecendo os melhores serviços.

E para isso, nossa equipe de colaboradores e parceiros estarão aqui todas às vezes que precisar.

Razão. Mudando histórias de vidas.

Acesse: irazao.com.br

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *