Ponto comercial próprio: um sonho que é possível!

Ter um ponto comercial próprio é o sonho de muitos empresários, de todos os tamanhos e ramos de atuação. Ser o dono do seu espaço não é apenas uma conquista, um sinal de prosperidade, mas principalmente uma maneira de livrar-se de dores de cabeça como variações no preço do aluguel e possíveis problemas com cláusulas contratuais questionáveis, proprietários encrenqueiros, e por aí vai.

Claro que este não é um passo simples: pontos comerciais precisam ser bem localizados, convidativos, atraentes. Não adianta investir em um imóvel que não vai contribuir com o crescimento do seu negócio.

E o ponto comercial dos seus sonhos provavelmente não será barato, justamente por suprir as necessidades descritas acima: será bem localizado, no tamanho ideal para suas projeções de crescimento e para receber seus clientes.

O fato de ser algo potencialmente caro não quer dizer que é impossível. Quem tem um sonho, tem uma meta, e se você trabalhar duro, pode chegar lá!

Aí entra algo importante para qualquer negócio: administração financeira. Gerir seus recursos com responsabilidade é o melhor caminho para investir no futuro sem ficar no vermelho no presente. E como fazer isso? Conhecendo o mercado, sua empresa e suas metas.

Administração financeira não é algo simples, e para chegar lá, você vai precisar estudar muito, correr atrás e se planejar. Para te ajudar, vamos dar algumas dicas básicas, que podem te ajudar a ter mais foco e se planejar melhor para o futuro. Mas tenha em mente que o sucesso só depende de você!

Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é um documento muito importante para qualquer empresa. Ali constam os objetivos e perspectivas da empresa, bem como as formas de chegar até eles.

Criar um plano de negócios é algo que demanda tempo, estudo e qualificação. Mas, a partir do momento em que este documento estiver pronto, manter “a casa em ordem” e planejar cada passo com segurança será mais fácil.

Conheça sua concorrência

Hoje em dia, ideias inovadoras de negócios são muito raras. Quem tem um negócio/produto ou serviço provavelmente tem um ou mais concorrentes, que podem estar do outro lado do mundo, ou ali na próxima esquina.

Para conhecer melhor o seu próprio negócio, é fundamental que você conheça seus concorrentes. Liste os pontos fortes e as fraquezas deles, e descubra como essas informações podem ajudá-lo a se fortalecer. Evite errar onde eles erraram, antecipe soluções para os problemas que podem surgir.

Tenha suas contas em dia

Se tem uma coisa que é fundamental mas algumas empresas tratam de forma leviana é o fluxo de caixa. Sem ter controle do dinheiro que está entrando (e saindo) do seu caixa, fica praticamente impossível planejar o futuro.

Tenha na ponta da língua os preços dos seus produtos. Nunca esqueça de considerar despesas fixas (gastos com água, luz, telefone, internet, folha de pagamento, etc) e também as variáveis (consertos e reparos ocasionais, emergências, etc).

Ao ter controle de todos esses pontos, será mais fácil fazer uma projeção de quanto você vai ter que ganhar – e quanto terá que trabalhar – para chegar aonde deseja. Calcule o número mínimo de vendas necessário para manter a sua empresa funcionando (e tendo lucro), e nunca fique abaixo disso.

Visualize o lugar ideal

Para o seu sonho ganhar corpo, ele precisa ser real para você. Então, não trate o sonho do seu ponto comercial próprio como algo abstrato. Quando puder, estude a região onde você planeja ter o seu ponto, encontre o imóvel/sala que você deseja, e mantenha este lugar real como sua meta.

Isso parece conversa de coach, mas a verdade é que a gente se dedica muito mais quando tem um foco bem definido. Seu sonho precisa ter um nome, uma cara. E quando você tiver isso bem claro na sua mente, vai trabalhar ainda mais duro para chegar lá.

Corte gastos (com consciência)

Talvez isso pareça óbvio, mas uma das melhores maneiras para se poupar dinheiro é não gastar dinheiro. Se você estiver com a dica 3 em dia, vai ter um bom panorama geral da situação financeira da sua empresa, e com isso, vai poder identificar gastos que podem ser minimizados ou eliminados.

O importante aqui é fazer isso com consciência: não adianta cortar algo que vá comprometer a qualidade do seu produto ou serviço. Ao invés disso, estude a possibilidade de trocar de fornecedores, mudar seu plano de internet, contratar estagiários… dê um jeito de cortar gastos, mas faça isso sem prejudicar o seu negócio!

Estas são dicas básicas que podem ajudá-lo a dar o primeiro passo rumo ao sonho do ponto comercial próprio. A preparação, o estudo e a fibra para fazer tudo isso acontecer são por sua conta. Mas, se precisar, a gente pode te ajudar a encontrar o lugar perfeito para você construir o seu futuro! 😉

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