Como faço para comprar um imóvel?

Conquistar o seu próprio cantinho para ter e proporcionar maior conforto e segurança é o sonho de milhares de brasileiros. Mas sempre surge a pergunta: “Como faço para comprar um imóvel?”

Comprar uma casa não é uma tarefa fácil, afinal, é a aquisição de um bem de alto valor e que possivelmente não irá realizar uma troca tão cedo. 

Para quem não tem condições de comprar um imóvel à vista, é preciso se preparar para assumir um financiamento.  

Para dar esse grande passo em sua vida, tenha suas contas em dia para assumir mais esta despesa em seu orçamento e assim, realizar seu grande sonho da casa própria. 

O primeiro passo para a conquistar a sua casa

Podemos dizer que são dois os passos mais importantes para a compra de um imóvel. Estar com a vida financeira em dia e a busca por uma nova casa.  

Uma vez que um imóvel será escolhido para estabelecer residência, você e as pessoas com quem irá dividir esse espaço, precisam investir tempo para realizar a escolha até que encontrem a melhor opção.  

Evite realizar a compra logo nas primeiras visitas quando começar a buscar um imóvel. Por mais que tenha se encantado e acredite ser amor à primeira vista, é preciso pesquisar bastante e colocar todos os prós e contras na balança, para ter a certeza de realizar uma excelente compra. Essa é provavelmente, uma das maiores aventuras que você irá encarar e por tanto, é preciso estar preparado. Afinal, mudar de casa é mudar de vida.

Diferentes formas de comprar uma casa

São quatro formas básicas para você conseguir comprar uma casa, sendo elas: à vista, financiamento, consórcio ou utilizando o FGTS.

O financiamento é uma das formas mais comuns e conhecidas para conseguir adquirir seu imóvel. Através dessa modalidade é possível comprar um imóvel sem ter dinheiro no momento presente, mas assumindo uma parcela mensal que poderá durar alguns anos. 

Uma opção excelente inclusive, para quem deseja comprar um imóvel na planta é o financiamento que permite em muitos casos o parcelamento inclusive da entrada, para favorecer a conquista da casa própria. 

Financiamentos como “Minha Casa Verde Amarela”, são populares e indicados para auxiliar quem não possui grandes quantias, inclusive, para dar a entrada. 

Outra maneira de conquistar um imóvel é o consórcio de imóveis, uma excelente forma de conseguir economizar e, ainda, ter o imóvel. 

Uma característica importante dessa modalidade é não ter pressa para adquirir um imóvel,  uma vez que precisa aguardar o sorteio e ser contemplado, para ter o direito ao imóvel.

Por fim, o FGTS, é a modalidade em que se utiliza o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para conseguir realizar o pagamento do imóvel.

Todos os meses o empregador deposita 8% do salário na conta de seu empregado. Cumprindo algumas das exigências impostas pela Caixa, o FGTS poderá ser liberado para essa finalidade. 

Com esse valor é possível abater a entrada do imóvel ou mesmo, a entrada e mais algumas parcelas fazendo com que o valor a ser financiado seja menor.

Em diferentes casos essa é uma das melhores opções para que o financiamento seja liberado.

Está à procura do seu novo lar? Fale com a Imobiliária Razão! Envie WhatsApp para o setor de vendas. O nosso número é (41) 99922-9994. Será um prazer te atender!

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: Saiba qual a renda mínima e como se preparar!

Comprar uma casa ou apartamento exige um planejamento de diversas áreas da vida e dos recursos financeiros para contratar crédito. Um comprador precisa avaliar os seus objetivos e necessidades futuras se a finalidade da compra for a moradia. Ele precisa também ter uma renda mínima para financiamento imobiliário, já que as instituições financeiras exigem os comprovantes de rendimentos. 

Conversamos com o Diretor da Imobiliária Razão, Marlon Moser, que explicou como funciona na prática as linhas de crédito, qual a renda mínima necessária e como se programar para esse momento. 

O que é

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito, geralmente vinculada ao Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que aceitam várias linhas de crédito como o Minha Casa Minha Vida (Casa Verde Amarela) ou sem vínculo com o SFH, porém o órgão de financiamento é um banco (público e/ou privado) que aceita e fica com o imóvel como garantia. 

Dentro das linhas de crédito, existem diferentes taxas de juros, é isso que diferencia um financiamento mais barato ou mais caro. 

Segundo Marlon, ‘’o mais comum são linhas de crédito padrão SFH, onde os financiamentos podem ter recursos de poupança, utilizando o FGTS.’’ 

Como funciona

O primeiro passo é ir até o banco de sua preferência para aprovar um crédito mobiliário em seu nome, apresentando sua renda, comprovante de residência, além dos documentos de identificação. O banco irá analisar sua solicitação e disponibilizar um valor, de acordo com o salário. 

Após aprovação do valor do crédito com o banco, você precisa procurar um imóvel. É hora de entrar em contato com um corretor de sua confiança, de preferência uma empresa tradicional do mercado. É muito importante que você deixe claro desde o início para o corretor, que você vai precisar financiar esse imóvel. Isso porque não são todos os imóveis que aceitam financiamentos.

Para dar entrada em um imóvel, são necessárias algumas exigências. São elas:
– Aprovação do crédito pessoal (renda comprovada 3x da parcela do financiamento)
– Escolher um imóvel que seja financiável 

Renda mínima para um financiamento 

Não existe uma renda mínima para solicitar financiamento. O valor da renda está vinculada diretamente com o valor da parcela. Escolha um financiamento que dentre valor da parcela  versus prazo de financiamento máximo, fique no máximo 1/3 da sua comprovação de renda, ou seja, 3x maior que sua renda. 

Prazo de financiamentos x idade 

Em bancos privado ou público, a idade máxima para quitar o financiamento é de 80 anos. Ou seja, uma pessoa de 75 anos, por exemplo, pode financiar um imóvel em no máximo 5 anos. 

Em bancos públicos, como na Caixa Econômica Federal, a idade limite é de 70 anos, mas o máximo são 10 anos de financiamento, somando assim 80 anos.

Pensando em financiar um imóvel? Entre em contato com quem entende do assunto. 
A Imobiliária Razão trabalha com um nicho de imóveis que aceitam financiamentos para você realizar seu sonho de maneira segura.

www.irazao.com.br 
(41) 3028-2060 (41) 99922-9994 

Ponto comercial próprio: um sonho que é possível!

Ter um ponto comercial próprio é o sonho de muitos empresários, de todos os tamanhos e ramos de atuação. Ser o dono do seu espaço não é apenas uma conquista, um sinal de prosperidade, mas principalmente uma maneira de livrar-se de dores de cabeça como variações no preço do aluguel e possíveis problemas com cláusulas contratuais questionáveis, proprietários encrenqueiros, e por aí vai.

Continuar lendo Ponto comercial próprio: um sonho que é possível!

Caixa volta a financiar 70% do valor dos imóveis usados

A linha Pró-Cotista havia sido suspensa em junho do ano passado

Na última terça-feira (2), a Caixa Econômica Federal anunciou a volta do crédito imobiliário Pró-Cotistas. Vale lembrar que essa é uma das linhas mais baratas oferecidas pelo banco, mas havia sido suspensa em junho do ano passado. Continuar lendo Caixa volta a financiar 70% do valor dos imóveis usados

O valor da casa dos famosos

Quanto custam os apartamentos e casas da ficção?

Morar de aluguel é a realidade de muitos. Já algumas outras pessoas conseguem realizar o sonho da casa própria, na vida real. Mas na ficção, parece que as coisas são bem mais fáceis. Por exemplo, em Friends, Monica e Rachel moram num belo (e grande) apartamento em West Village, Nova York, com aluguel aproximado de 4.000 dólares. Será que elas dariam conta de pagar por tal imóvel?

Continuar lendo O valor da casa dos famosos