Dúvida entre dois imóveis: qual deve ser meu critério para decidir?

 

Não é raro a gente começar a procurar um imóvel para comprar ou alugar e se apaixonar por dois. Faz aquela visita, às vezes mais de uma vez, e a dúvida persiste. A gente separou algumas dicas que podem ajudar você a tirar a dúvida entre dois imóveis e qual deve ser o seu critério para decidir.

Localização

A localização deve ser sempre um quesito com maior peso quando você decide escolher um imóvel. Se certificar que o local está valorizando, se é perto do trabalho ou da escola das crianças, o que a região oferece para o seu lazer e facilitar a rotina, como farmácia e mercado próximos.

Condições de pagamento

Cada imóvel tem uma negociação diferente e não dá para decidir antes de ver a de cada um deles. Mesmo quando se pensa em financiar uma parte, dependendo do imóvel as negociações mudam.

Itens de conforto

qual imovel escolher

Se é arejado, bate sol, vista. Quando é apartamento se ele tem itens como churrasqueira (caso você goste), academia, piscina, playground. Muita gente acaba não valorizando esses itens, mas não dá pra deixar passar batido, já que o ideal é que a nossa casa ofereça conforto e tenha elementos que a gente aprecie.

Novo ou usado

Imóveis mais antigos tendem a precisar de mais manutenção e isso deve ser observado, já que irá impactar diretamente no seu bolso.

Vizinhança

como escolher imóveis

Visitar o local em horários diferentes ajuda a entender mais sobre os vizinhos e ver se a rotina geral deles se adapta às suas necessidades. Não dá para exigir silêncio total quando nossos vizinhos têm crianças ou morando ao lado de um comércio badalado. Então, fique atento às suas prioridades.

Segurança

Esse item é outro que deve ser bem analisado. E quando a dúvida está entre dois imóveis em bairros diferentes, sempre vale uma pesquisa sobre índices de violência do local.

dicas de como escolher apartamento

Se quiser opinião de especialistas, para questões mais técnicas, aqui na Razão você tem os melhores consultores. Fale com a gente!

👉 Setor de vendas:

Ligue para  (41) 3028-2060 ou envie WhatsApp para (41) 99922-9994.

👉 Setor de locação:

Ligue para (41) 3028-2030 ou envie WhatsApp para (41) 99706-3735.

Leia mais

Primeiro aluguel: o que fazer na hora de escolher um apartamento para alugar

Chegou a hora de sair da casa dos seus pais, o tão sonhado “sair do ninho”. Mas, encarar essa nova fase e procurar um apartamento para alugar pode ser desafiante e cheio de receios, não é mesmo? Diariamente, nós recebemos dezenas de pessoas que vão passar pelo seu primeiro aluguel, e elas vêm sempre com muitas dúvidas de como agir nesse momento, qual o melhor apê, se deve escolher um mobiliado ou como funcionam as formas de pagamento.  

Por isso, reunimos aqui as melhores dicas do que fazer ou planejar nesse momento, e o que poderia ser algo estressante, se transformar em algo especial e que você vai lembrar com carinho no futuro! Afinal, ter o nosso próprio cantinho é tudo de bom.  

  1. Faça um planejamento financeiro e tenha uma reserva de emergência 

Coloque na ponta do lápis todas as despesas que você já possui e as que você vai começar a ter agora que mora sozinho e inicia uma nova vida. É importante calcular as contas diretamente relacionadas ao imóvel (aluguel, condomínio, seguro incêndio) e contas do dia a dia, como o valor do transporte, com alimentação, plano de saúde, etc…assim, você não é pego de surpresa no final do mês. 

Outra dica financeira importante é ter uma reserva de emergência. Querendo ou não, imóveis sempre necessitam de pequenos reparos: é um chuveiro que queima ou uma torneira com vazamento. Ter uma grana guardada para esses momentos é muito importante.  

  1. Pesquise sobre a região do imóvel 

Você entrou no nosso site e fez uma pré-seleção dos imóveis que mais se interessou e agora agendou as visitas. Legal! O próximo passo é pesquisar a localização deles, principalmente se você for novo em Curitiba e Região. Confira se a região é próxima dos lugares que você vai precisar se deslocar no dia a dia, como trabalho, faculdade ou escola dos filhos.  

É interessante também caminhar pela vizinhança do prédio. Conhecer o bairro em que você vai morar é essencial para entender se combina com o seu estilo de vida!  

  1. Observe os detalhes durante as visitas 

Alguns detalhes podem passar despercebidos durante a visitação, então a gente reforça pra você se atentar a eles: verifique as condições do apartamento, pergunte ao corretor quantos anos o prédio possui, se há a necessidade de alguma reforma, confira a parte hidráulica (torneiras, chuveiros, descargas) e elétrica (faça um teste carregando o seu celular e tocando a campainha).  

  1. Se atente à segurança do condomínio  

Ao verificar a localização do imóvel, veja se é uma rua bem policiada ou segura para morar. Pergunte ao corretor se o condomínio possui vigilância 24h, como câmeras de segurança e portaria.  

Não esqueça que ao se mudar, você deve fazer a troca da fechadura e chaves da entrada do apartamento.  

  1. Questione as regras do condomínio 

O prédio possui alarme automático após um horário? O condomínio possui academia, piscina, salão de festas, churrasqueira ou outras áreas em comum? Preciso fazer reserva? Até quais horários? Tire suas dúvidas sobre o uso compartilhado e outras regras de convivência.  

  1. Escolheu o apê? Separe a documentação  

Entre os documentos solicitados ao inquilino, geralmente estão: documento de identificação com foto, CPF, comprovante de renda e os mesmos documentos de um fiador (quando necessário). Com a papelada separada, agiliza o momento de se mudar para o novo lar!  

  1. Solicite uma vistoria  

Antes de assinar o contrato, a vistoria é feita pelo proprietário, com apontamentos de todos os detalhes do imóvel. A vistoria fica documentada e você deve revisar com bastante atenção. Em caso de contestação, você deve entrar em contato com a imobiliária!  

  1. Confie na Imobiliária Razão e nossos parceiros 

Conte com a expertise de quem entende de imóveis há mais de 30 anos! Nós te orientamos durante todo o processo do aluguel, além de termos os parceiros que podem facilitar toda a parte burocrática! Com a CredPago, em menos de 1 minuto você recebe uma resposta de análise de crédito!  

 

Conseguimos tirar todas as suas dúvidas? Agora é só escolher o seu apê, com certeza você vai se apaixonar pelos imóveis disponíveis em nosso site!  

CredPago: nova parceira da Razão garante aluguel mais rápido e sem fiador

Está em busca de um imóvel para alugar, mas gostaria de mais facilidade? 

CredPago é uma garantia locatícia apenas para pessoa física se define como como uma startup que rompe barreiras no mercado de locação de imóveis, diminuindo custos e eliminando processos burocráticos. Seu objetivo é facilitar o acesso à moradia, baixando a régua de preços das garantias pagas e levando mais liberdade para quem quer alugar sem precisar de fiador. 

Como funciona? 

  1. Você escolhe o imóvel que existem em nossa base de dados e envia dados pessoais. 
  1. O corretor preenche na hora seus dados na plataforma CredPago e, em menos de 1 minuto, você tem a resposta da análise de crédito. 
  1. Se aprovado, o inquilino receberá um e-mail para que aceite os termos e prossiga para o pagamento das taxas CredPago. 
  1. Após aceitar os termos, você definirá a forma que irá efetuar o pagamento da taxa inerente à locação, que ficará no valor de 10% do aluguel acrescido de eventual taxa incluída no cálculo. O pagamento poderá ser da seguinte forma:  

– TED, em uma única vez; 

– Boleto, em uma única vez; 

– Cartão de crédito, parcelamento em até 12 vezes; 

*Além da taxa de 10% que é cobrada para garantir a locação, será cobrado uma taxa pela contratação (setup) parcelável em 3 vezes. 

Além das vantagens para o inquilino, a CredPago também leva ganhos aos proprietários! Ele receberá o valor do aluguel em poucos dias, além de maior agilidade para local o imóvel, já que o processo é feito sem burocracia! 

 

E aí, entendeu como funciona? Se você ainda estava dúvida se era possível alugar um imóvel de forma ágil, apostamos que se sentiu mais aliviado ao saber que a CredPago e a Razão podem te ajudar! 

Quer saber mais detalhes? Entre em contato com a gente!  

(41) 3028-2030 | (41) 99706-3735 

 

Busca por casas para alugar tem aumento de 668% no Google

A queda na taxa básica de juros, a reação dos bancos para tornar as opções de financiamento mais atrativas e a mudança na relação das pessoas com o seu lar refletiu diretamente na busca por novas opções de imóveis. 

Segundo o próprio Google, o volume de pesquisas com este tema havia caído 3% entre os meses de março e abril, comparado com o mesmo período do ano anterior. No mês de agosto já apresentou um aumento significativo, de 39%. 

 “Esse índice é maior até mesmo do volume registrado em janeiro, considerado o mês de maior sazonalidade para o segmento de imóveis e que, normalmente, registra 27% mais buscas que a média do ano”, explica Gustavo Souza, diretor de negócios para serviços do Google Brasil. 

“Casas para alugar”

Mas o grande destaque ficou por conta do termo “casas para alugar” – o mais buscado do mercado, com um aumento de 668%. 

Em relação ao mês de agosto do ano passado, houve ainda um crescimento significativo na procura por aluguel (+66,69%) e compra/venda (+66,73). O interesse, segundo o Google, vem acompanhado por outros temas correlacionados, como financiamento imobiliário e programas de governo como o Minha Casa Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela), cujas buscas cresceram 40% em agosto. 

Enquanto isso, a categoria de “aluguel por temporada” segue com demanda retraída quando comparada com o último ano (-1%), mas reage às medidas de flexibilização. Em agosto, as buscas cresceram 27% em relação a julho, quando a demanda normalmente é mais alta por causa das férias escolares. 

Por que mudar?

Os resultados de uma pesquisa feita pelo Google com 1.000 pessoas que se mudaram nos últimos seis meses ou pretendem se mudar no próximo semestre mostram que a casa própria continua sendo o sonho do brasileiro, mas outros fatores também influenciam na decisão de mudar de imóvel, como um espaço que não atende mais às necessidades (28%); o sonho da casa própria (25%), a falta de condições financeiras para seguir no imóvel (22%), o crescimento da família (15%) e a mudança de emprego (15%). 

A mudança na relação das pessoas com suas casas também fica evidente no recorte que traz os termos relacionados às buscas por “em casa”. Nessa categoria, as buscas que mais cresceram entre março e agosto em relação ao período prépandemia foram “estudar em casa” (6.000%), “cozinhar em casa” (320%), “treinar em casa” (300%), “trabalhar em casa” (26%) e, claro, “ficar em casa” (mais de 200x). 

As opções de lazer também precisaram ser reinventadas por causa do confinamento. A procura por churrasqueira cresceu 110% em agosto em relação ao ano passado, assim como piscina (93%) e varanda (63%). “Com o distanciamento social, a relação com a casa trouxe muitos novos significados e necessidades funcionais: passou a ser o local de trabalho, estudo, exercícios e de contínua atenção, seja pela necessidade de assumir as tarefas domésticas, seja para cuidar das famílias em um regime de 24 horas por dia, sete dias por semana”, diz Souza. “Isso gerou uma forte necessidade de aprendizado para adaptar rotinas que antes não eram feitas em casa à nossa nova realidade.” 

Fonte: Exame 

Conheça a Visitown, um novo jeito de visitar imóveis!

 

Quando optamos por ser uma imobiliária digital, pensamos em oferecer serviços que facilitem a vida de nossos clientes, otimizando processos e driblando a burocracia comum das imobiliárias tradicionais.

Continuar lendo Conheça a Visitown, um novo jeito de visitar imóveis!

Investir em imóveis é um bom negócio?

Esta é uma pergunta que quem busca novas formas de investimento sem dúvida já deve ter feito algumas vezes. Antigamente a resposta era um grande  “sim”, mas como o mercado imobiliário ainda está se recuperando de uma recessão, a questão sem dúvida merce ser abordada com mais cautela.

Continuar lendo Investir em imóveis é um bom negócio?

Aluguel para estudantes em Curitiba: dicas para escolher o imóvel ideal

Curitiba tem diversas universidades renomadas: UFPR, PUC, UTFPR, Universidade Positivo, Tuiuti, entre outras. Isso atrai um grande número de estudantes todos os anos, que sonham em passar no vestibular e iniciar uma vida acadêmica promissora.

Para quem já vive na capital paranaense, isso não é tao complicado, mas há muitos jovens que vêm de outras cidades — e mesmo de outros estados — para prestarem seus vestibulares por aqui. Se forem aprovados, passarão alguns anos por aqui.

Continuar lendo Aluguel para estudantes em Curitiba: dicas para escolher o imóvel ideal

O valor da casa dos famosos

Quanto custam os apartamentos e casas da ficção?

Morar de aluguel é a realidade de muitos. Já algumas outras pessoas conseguem realizar o sonho da casa própria, na vida real. Mas na ficção, parece que as coisas são bem mais fáceis. Por exemplo, em Friends, Monica e Rachel moram num belo (e grande) apartamento em West Village, Nova York, com aluguel aproximado de 4.000 dólares. Será que elas dariam conta de pagar por tal imóvel?

Continuar lendo O valor da casa dos famosos