Torne-se um super anfitrião com essas dicas para receber visitas em sua casa

Receber visitas em casa é tudo de bom, né? Colocar o papo em dia, dar boas risadas, curtir uma comidinha especial.

Se você gosta de receber as pessoas em sua casa, ou quer passar a fazer isso assim que estiver no seu imóvel novo, confira nossas dicas que irão ajudá-lo a tornar sua casa mais aconchegante e hospitaleira, de um jeito que todo mundo vai querer voltar!

Decoração

Por mais simples que seja o motivo da visita, é importante para que a pessoa se sinta especial, bem-vinda. Por isso, não custa nada dar uma ajeitadinha na casa, não é mesmo? Então se liga nas dicas:

  • Coloque almofadas confortáveis nos sofás, retirando mantas, capas ou qualquer outra coisa que você deixa normalmente no sofá “para não sujar”.
  • Espalhe vasos de flores e/ou objetos decorativos que deixem o ambiente mais alegre e colorido. Flores trazem vida, cor e perfume aos ambientes, e sempre passam uma impressão de zelo e cuidado.
  • Organize os móveis de modo que a circulação seja fácil. Se for uma reunião para poucas pessoas, concentre cadeiras sofás e poltronas de modo que todos fiquem próximos e possam conversar sossegados.

Faxina & Organização

Nem sempre temos tempo de fazer uma faxina caprichada para receber uma visita, mas alguns cuidados básicos podem deixar o ambiente como um todo mais convidativo. Vamos a eles:

  • Lave e seque a louça, não deixando a pia obstruída. Ela invariavelmente vai ser usada por alguém, e é bom que passe uma boa impressão, não é?
  • Se tiver crianças ou animais de estimação em casa, tente recolher os brinquedos e deixar o caminho livre pelo menos nos cômodos onde planeja concentrar seus visitantes (sala, cozinha). Coisas espalhadas pelo chão dão uma aparência de desleixo e bagunça.
  • Passe um aspirador de pó pela casa, dando uma atenção especial aos tapetes, carpetes e almofadas. Se possível, deixe as janelas abertas para ventilar os ambientes.
  • Passar um paninho ou espanador em mesas e móveis também pode ser uma boa pedida, para sumir com o acúmulo de pó do dia a dia (dica: faça isso ANTES de passar o aspirador, e também com as janelas abertas).

Banheiro

É pouco provável que ninguém precise usar o banheiro enquanto estiver visitando sua casa. Já demos algumas boas dicas de decoração para lavabos aqui no blog, mas hoje vamos no ater a detalhes mais práticos:

  • Limpeza é fundamental: passe um bom desinfetante no vaso sanitário, deixe o lixo vazio e a pia limpa. Sachês e aromatizadores de ambiente têm dupla função: são decorativos, e ainda deixam seu banheiro livre de maus odores!
  • Deixe a toalha de rosto seca e limpa em um lugar de fácil acesso. Se a visita não é “de casa”, ela não vai se sentir confortável abrindo seus armários e gavetas.
  • Tenha um rolo de papel higiênico novo no suporte, e faça com que outro rolo esteja em algum lugar visível. Pode ser em cima do armário da pia, ou mesmo em algum objeto exclusivo para isso. A gente não espera que alguém tenha um desarranjo durante a visita, mas nunca se sabe, né?

Cardápio & Cozinha

Se tem uma coisa tão boa quanto reunir os amigos para conversar, e reunir os amigos para comer! Se você vai receber convidados para um encontro gastronômico, dê uma atenção especial à copa e à cozinha!

  • Use uma toalha de mesa bem bonita. Tire do armário aquelas louças, taças e copos que estão guardadas para ocasiões especiais. Reuniões de amigos são especiais e merecem ser celebradas, faça seus convidados se sentirem especiais!
  • Se a reunião é para um café da tarde ou jantar, programe-se com seus convidados para que não falte nada na hora de comer e/ou preparar os alimentos. Aliás, preparar uma refeição entre amigos pode ser uma experiência extremamente divertida!
  • Certifique-se de verificar preferências, alergias e intolerâncias de cada um antes de servir ou preparar algum alimento. Há gente intolerante a glúten e lactose, alérgicos a algum alimento, vegetarianos, veganos e muito mais por aí, e eles também devem se sentir bem recebidos em sua casa!
  • Dê um trato na sua geladeira, deixando-a organizada e sem odores (um paninho com vinagre pode ser um grande aliado nessa hora). Se seus convidados forem trazer algo, deixe espaço para que ninguém precise fazer “malabarismo” na sua geladeira.

Se você seguir estas dicas, sem dúvida será um excelente anfitrião e todo mundo vai querer voltar na sua casa mais vezes! Até a próxima! 😉

(Fotos: Unsplash)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *