imagem executiva home office imobiliária razão

Home office: dicas para ser produtivo trabalhando em casa

A quarentena por conta do novo coronavírus mudou drasticamente o cenário das grandes cidades. Com lojas, shoppings e empresas fechadas, as pessoas estão sendo estimuladas a ficarem em casa para minimizar o risco de contágio pelo vírus da Covid-19.

Com tanta empresa fechada, quem pode trabalhar de casa acabou adotando a rotina de home office. Mas este é um cenário novo para muita gente, e o trabalho em casa pode acabar se tornando bem caótico para quem não se prepara.

Se você está entrando agora nesta onda, não se desespere: separamos algumas dicas imperdíveis para você otimizar seus trabalhos em casa de maneira simples e organizada!

1. Crie um escritório de verdade

Nem todo mundo tem um escritório “pronto” em casa. Mas, para se organizar, é fundamental que você estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente: computador, telefone, impressora e todas as pastas e documentos que você precisa para trabalhar.

Dê preferência a locais silenciosos da sua casa, que evitem distrações: fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Também evite áreas pelas quais as outras pessoas passam constantemente (tipo a cozinha). Se conseguir um cômodo arejado e bem iluminado, melhor ainda!

2. Mantenha seu home office organizado

Agora que já arrumou um cantinho da casa para chamar de seu, policie-se para deixá-lo organizado. Isso vai ajudá-lo a ser mais produtivo, pois você não vai precisar ficar parando o tempo todo para procurar o telefone sem fio ou aquele carimbo que sumiu.

A casa é sua, o escritório também, mas não é porque nenhum chefe ou cliente vai passar pela porta que você vai deixar tudo uma bagunça, não é? Organização e produtividade sempre andam juntas!

3. Estabeleça uma rotina

A gente sabe que trabalhar de pijama é um sonho para muita gente, mas muitas vezes isso mais atrapalha do que ajuda. Para não sair do seu ritmo habitual, é importante que sua rotina de trabalho em home office seja parecida com a que você mantinha trabalhando fora.

Vai ser mais fácil se programar se você continuar acordando mais ou menos na mesma hora e tomar um bom café da manhã antes de começar. Reserve uma pausa para o almoço (nada de comer na frente do computador!) e procure dar conta de tudo no que seria o seu horário de trabalho comum.

4. Comunique-se

Estamos  distantes dos colegas de trabalho, mas de maneira nenhuma isolados. A tecnologia está aí para encurtar distâncias manter todo mundo conectado o tempo todo!

Busque seus colegas de trabalho sempre que necessário, marque reuniões por videoconferência e não deixe de dar atenção (online ou por telefone) aos seus clientes. Trabalhar em casa pode ser um tanto solitário, mas você tem todas as ferramentas para não se isolar!

5. Tenha uma lista de tarefas

Disciplina é a palavra-chave aqui:  trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade — tipo crianças, animais, televisão, geladeira… Sem um chefe por perto,  seja seu próprio chefe: crie uma lista diária de tarefas e obrigue-se a cumprir todas dentro do seu horário normal de expediente.

Não confie só na memória: anote, faça uma checklist e marque com um ✔ tudo o que estiver completo. Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de manter o controle sobre suas tarefas.

6. Faça pausas

Quando está no escritório, você dificilmente passa o dia todo sentado na frente do PC, não é? Você faz pequenas pausas para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café, ou simplesmente esticar as pernas e arejar a mente.

Lembre-se de fazer isso também em casa. Levante-se, alongue-se e não se esqueça de beber água!  Essas pausas fazem bem para o seu corpo, e também podem ajudá-lo a reorganizar as ideias para resolver algum problema que parecia insolúvel.

7. Lembre-se de “voltar para casa”

Trabalho em regime home office pode borrar os limites de onde termina o trabalho e começa a vida doméstica. E isso não faz bem! Falamos de rotina lá em cima, então lembre-se de ter um horário para “sair do escritório”, mesmo que ele fique na sua casa.

Estando em casa, a gente pode acabar dando “uma esticadinha” e quando percebe já anoiteceu e o dia nem rendeu. É um desafio, mas só depende de você se organizar para que o trabalho não se alongue demais e você acabe perdendo (preciosas) horas de descanso e lazer.

Se você seguir estas dicas, sem dúvida seu período de home office vai ser muito mais produtivo! Vamos, juntos, cada um fazendo a sua parte (sem sair de casa) para conter o avanço do coronavírus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *