imóvel

Dicas para comprar o primeiro imóvel

A casa própria, certamente, é um sonho em comum entre muitas pessoas. Mas na hora de tornar este sonho realidade é preciso ter o pé no chão e agir com responsabilidade. Por isso, hoje trouxemos dicas incríveis do Blog Guiabolso para facilitar a sua vida na hora de comprar um imóvel. E lembre-se: conte sempre com os corretores aqui da Imobiliária Razão para essa empreitada!

imóvel

 

1. Onde vou morar

É importante saber em qual região se pretende morar e conseguir delimitar territorialmente os bairros que farão parte da nossa  pesquisa. Neste momento, algumas perguntas devem ser feitas, por exemplo: este imóvel é para uma moradia temporária ou mais duradoura? Ele atende às necessidades do meu projeto de vida e familiar? Quais facilidades a região oferece?

2. Renda familiar

Se você contará com outras pessoas para ajudar com os custos da aquisição de imóvel, o planejamento financeiro é um passo fundamental. É ideal fazer a somatória das rendas envolvidas neste processo e que serão comprometidas com o financiamento do imóvel, caso esta seja a sua opção de pagamento.

É primordial ter a consciência de que a compra de um imóvel é um investimento alto e que, muitas vezes, para a realização deste projeto será necessário fazer o corte de alguns gastos e todos os envolvidos devem estar comprometidos com este objetivo e cientes de que algumas renúncias deverão ser feitas ao longo deste processo.

3. Programe-se para comprar a casa própria

A parte financeira pode ser a solução ou início dos seus problemas, tudo vai depender de como você se programa para comprar a casa própria. Se você pretende adquirir um imóvel e ainda não começou a poupar, reveja seus projetos.

É necessário ter uma quantia em dinheiro reservada para dar a entrada na negociação. Lembre-se, quanto maior for o sinal, menor será o valor do seu financiamento e do seu endividamento final.

4. Pesquise sem pressa

Por mais que o seu desejo de ter o primeiro imóvel seja urgente, é preciso ter cautela. Hoje, o mercado está com várias boas oportunidades e uma pesquisa qualificada te dará a chance de encontrar o melhor negócio que se enquadre ao seu perfil.

Para isso, é fundamental contar com a consultoria de um profissional qualificado e preparado para atuar no mercado imobiliário.

5. Atenção com os custos extras

Os gastos com a compra de um imóvel não se limitam apenas ao financiamento e ao valor das prestações. Há ainda as taxas de transferências, taxas de encargos bancários e questões referentes à documentação. É necessário ter uma reserva financeira.

6. Espere para reformar

É comum, ao adquirir o primeiro imóvel, o impulso de deixar a casa com a sua personalidade, entretanto, é importante esperar. Mude primeiro, se acostume com o novo espaço. Lembre-se, os custos que surgem com a aquisição do imóvel são muito elevados.

Equilibre-se financeiramente novamente e faça um fundo de reserva para depois começar a fazer as alterações desejadas.

Não há como fugir, a compra do primeiro imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso tem que ter planejamento. Essa é a palavra-chave para evitar transtornos futuros e potencializar as sensações prazerosas desta realização.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *