GELADEIRA SAUDÁVEL E ARRUMADA: O QUE TER, COMO ARMAZENAR E ORGANIZAR

A boa alimentação depende de muitas variáveis e uma delas é a conservação dos alimentos. Conversamos com especialistas que esclarecem o que comprar, como armazenar e como organizar as prateleiras da geladeira. Confira!

O que antes parecia preocupação apenas de quem queria emagrecer, a alimentação saudável está ganhando cada vez mais espaço – principalmente nas geladeiras! Mas você sabe por onde começar? Segundo a nutricionista Michelle Mileto Troitinho, do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, o primeiro passo é desapegar de comidas práticas de consumir, porque geralmente são os alimentos industrializados e processados, que mais possuem sódio, açúcar e conservantes. “Para começar, é importante “comer comida de verdade”. Ou seja, dar prioridade aos alimentos da estação, procurar frequentar feiras semanalmente e cozinhar a própria comida usando temperos caseiros”, explica.

Na teoria parece bem simples, mas você sabe como aplicar na prática? Segundo a nutricionista Juliana Frizzo, da clínica Estima Nutrição, uma geladeira considerada saudável é aquela que é bem diversificada, que forneça nutrientes e tenha baixa quantidade de industrializados. “Não podem faltar legumes, verduras, frutas frescas, raízes, leite, ovos e carnes vermelhas ou/e brancas”, esclarece. O segredo, no entanto, não é ter toda essa variedade em casa, mas, sim, saber escolher e fazer a compra para a quantidade certa de dias. “Sempre compre tudo fresco e apenas o que será consumido na semana, assim evitamos o desperdício”, Juliana alerta.

Pronto, compras feitas. Mas e agora, como organizar tudo na geladeira? Existe jeito certo? Sim, existe e é muito importante, porque contribui para o armazenamento dos alimentos e conservação dos nutrientes de cada um deles. Segundo as nutricionistas, diferente do que é feito em boa parte das casas, a porta da geladeira deve conter apenas bebidas e conservas, como azeitona e palmito, por exemplo. “Alimentos perecíveis como os ovos e derivados do leite não devem ficar lá [na porta da geladeira] por conta da oscilação de temperatura que o espaço sofre durante todo o dia”, Juliana alerta.

Portanto, ovos, leite, laticínios e marmitas devem ficar na primeira prateleira, já que necessitam de maior refrigeração. Na sequência, verduras, legumes, hortaliças e frutas frescas ficam na parte inferior da geladeira, já que podem acabar contaminando os alimentos prontos ou pré-prontos, que ficam nas prateleiras intermediárias. “Carnes cruas podem vazar sangue e frutas e hortaliças não higienizadas corretamente podem contagiar as outras comidas” Juliana exemplifica. “Panos e toalhas também devem ser evitados dentro da geladeira, porque podem atrapalhar a circulação do ar”, aponta.

Mas não esqueça que antes de colocar tudo na geladeira, é preciso armazenar da maneira correta. Vegetais e legumes devem ser higienizados e colocados em sacos plásticos secos e próprios para isso. Manteiga, queijos ou extrato de tomate abertos devem ser retirados da embalagem original e armazenados em potes de vidro ou plástico. Do mesmo modo, sobras de alimentos e marmitas devem ficar em potes com tampa e etiqueta de identificação. Isto porque, devem ser consumidos no máximo em cinco dias e, caso o prazo de consumo seja maior, o ideal é armazená-los no freezer. “O congelamento é a melhor opção nesses casos porque assim evitamos que o alimento estrague e contamine os demais da geladeira. Podemos manter a marmita congelada por cerca de dois meses”, explica Michelle. A dica para descongelar é não deixar que isso ocorra em temperatura ambiente. “Use o forno micro-ondas se for prepará-lo imediatamente ou deixe-o sob refrigeração o tempo suficiente para que descongele” aconselha Juliana.

Dicas
– Evite frutas muito brilhantes. Esse é um dos sinais de que o alimento recebeu produto químico.
– Os vegetais e legumes devem estar com a casca lisa, sem manchas e feridas.
– Os tubérculos, como batata e mandioca, por exemplo, a casca deve ser firme, sem manchas ou rugas.
– As hortaliças devem ter estrutura firme, coloração verde vivo e devem estar sem manchas ou bordas escurecidas.
– Varie os alimentos sempre. Como, por exemplo, troque o queijo branco dessa semana por ricota ou cottage. Assim, evitamos a monotonia alimentar e variamos o consumo de nutrientes.
– Sempre tenha uma lista de compras em mãos.
– Adote o sistema da validade: o primeiro que vence é o primeiro que sai.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *