POSIÇÃO SOLAR DOS IMÓVEIS: conheça os benefícios!

Todos nós sabemos que, ao avaliar um imóvel, as pessoas se preocupam, principalmente, com o preço, o tamanho e o bairro onde está localizado. Mas ninguém deve esquecer, também, de levar em consideração a posição solar e o andar que ele ocupa. 

Já houve quem se arrependesse de um investimento por não observar esses detalhes, pois a posição solar do imóvel influencia muito em sua valorização, além de determinar conforto e luminosidade. 

O principal motivo de estudar com atenção a posição solar e o andar na escolha do imóvel diz respeito ao conforto térmico e à luminosidade. Isto significa que um imóvel com a posição solar correta terá a luz natural suficiente. Também estará protegido da umidade e mofo. 

Assim, temos:

– Economia de energia elétrica;
– Conservação do imóvel e mobiliário;
– Melhor adaptação dos ocupantes ao frio e ao calor (conforto térmico);
– Bem-estar e saúde dos moradores. Valorização do imóvel.

Confira alguns detalhes de cada face:

FACE NORTE
Imóveis com face norte possuem recebimento de luz e calor de forma desigual, o sol nascerá a leste e permanecerá mais a norte durante o dia para se pôr a oeste.  A maior preocupação é o mofo e umidade e no caso de imóveis com face norte significa ter mais sol principalmente no inverno. 

FACE LESTE
Imóveis de face leste são concorridos, em principal, imóveis localizados em praias ou próximo a lagoas justamente por privilegiar lindas vistas, estes recebem o sol pela manhã.

FACE SUL
Imóveis de face sul na estação do verão costumam ser mais frescos, o que é uma vantagem, levando a gastos menores com ar condicionado, por exemplo. 

FACE OESTE
São imóveis que menos possuem mofo e fungos por terem maior incidência do sol, porém no verão, acaba tendo calor excessivo nos ambientes comuns.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *