Piscinas com areia: uma tendência luxuosa para 2020

Ter uma casa com piscina é o sonho de muita gente. Agora, que tal ter a sua própria praia particular, no quintal da sua casa? Uma tendência que vem ganhando força na área é a de piscinas com areia!

A grande maioria dessas piscinas é construída com areia e concreto, para simular uma lagoa natural ou uma praia. Complementam o visual “rústico” desta paisagem em miniatura plantas e rochas, que ajudam a dar autenticidade e contribuem com uma aparência o mais natural possível.

Claro que uma piscina dessas não pode ser feita de qualquer jeito: existem profissionais que se especializaram na construção/adaptação dessas piscinas. O processo pode levar cerca de 30 dias para ser concluído… mas o resultado, sem dúvida, fica espetacular!

Como são feitas as piscinas com areia?

A base de uma piscina que imita praia não difere muito das tradicionais, mas o revestimento é o que faz toda a diferença. Para executar o revestimento de uma piscina que imita praia, é preciso utilizar o produto certo — e, claro, contar com mão de obra qualificada.

Para a parte interna da piscina, o produto mais indicado é uma argamassa formulada a partir de areias especiais e aditivos cimentícios que oferecem fixação e proteção para que o produto permaneça submerso e ancorado (não fique “se soltando” do fundo e das paredes da piscina.

Para a parte externa da piscina, o produto adequado também é a argamassa formulada a partir de areias especiais. Para o conjunto ficar mais autêntico, pode-se fazer o acabamento com areia de verdade — mas uma areia limpa, esterilizada e tratada, não algo recolhido de uma praia qualquer.

Para completar, usam-se aditivos resinados, que oferecem maior ancoragem e são mais fáceis de limpar — muito úteis para a parte da piscina que ficará exposta, não submersa.

Vantagens da piscina de areia

Ainda que pareça ser apenas luxo, as piscinas com areia têm suas vantagens práticas: a entrada para a água é como a de uma praia, onde você caminha devagar por uma rampa de areia macia, sem precisar de escadas ou trampolins. Aliás, a areia é naturalmente antiderrapante, então escorregões e tombos não serão um problema em uma piscina dessas.

A variação térmica também é bem menor, uma vez que a areia é bem menos suscetível a mudanças climáticas do que plástico ou azulejo. Ou seja, por mais que a água esfrie, o fundo e as bordas da piscina estarão sempre em uma temperatura mais amena.

Outra vantagem é a segurança: piscinas com areia não tem as quinas e as bordas traiçoeiras típicas de uma piscina azulejada, o que faz dela muito mais segura para crianças, idosos e pessoas com problemas de mobilidade.

Quer mais uma vantagem? Versatilidade: pode-se adaptar uma área especial para crianças com profundidade mais baixa em um canto, ou adicionar uma pequena barra em um dos cantos. Que tal umas palmeiras, para deixar sua piscina com cara de oásis paradisíaco? O céu é o limite!

Com isso entra também a questão da exclusividade: piscinas normais são… bem, “normais”. Já uma piscina com areia é única, feita sob medida com base em um projeto original para aproveitar o espaço de cada casa. Ou seja, não existem duas iguais no mundo. É um produto exclusivo!

Ao longo deste post, você conferiu algumas imagens de piscinas com areia para se inspirar. É ou não é um luxo?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *