Investir em imóveis é um bom negócio?

Esta é uma pergunta que quem busca novas formas de investimento sem dúvida já deve ter feito algumas vezes. Antigamente a resposta era um grande  “sim”, mas como o mercado imobiliário ainda está se recuperando de uma recessão, a questão sem dúvida merce ser abordada com mais cautela.

Aqui na Imobiliária Razão, a gente sempre  busca ser o mais transparente possível com nossos clientes. Então, a melhor resposta para a pergunta no cenário atual é: “sim, desde que você saiba como investir“. A situação atual do mercado está melhor, com baixas de juros e novos modelos de negociações que tornam tudo mais rápido e fácil para o cliente. Porém, os clientes também estão mais exigentes, de modo que saber onde investir acaba sendo um fator determinante para o sucesso do investimento.

Localização

O primeiro critério a ser observado em um imóvel é a localização. É preciso se atentar aos bairros com maior valorização na hora de escolher um imóvel, visto que isso alavanca os valores de aluguel e revenda de imóveis. Quanto mais potencial de crescimento uma região apresenta, melhores serão os resultados de um investimento.

Sendo assim, o ideal são bairros menos maduros, ou que passaram por mudanças recentes e revitalizações que podem impulsionar a região, como o surgimento de comércios, escolas e empresas. Um bairro com potencial de valorização é aquele que passa a oferecer opções de comércio, educação e lazer para quem vive nele.  Então, quando souber que há um shopping, centro comercial, colégio de renome ou grande supermercado em construção em uma região, saiba que dali há alguns meses, os valores imobiliários daquela região terão uma ascensão.

Mesmo obras públicas podem valorizar uma região: quando um bairro recebe asfaltamento, sinalização adequada, postos de saúde e é bem assistido por transporte público, ele passa a ser mais valorizado. Há valor agregado ali, pois as pessoas não querem apenas um lugar para morar, elas querem viver com conforto e qualidade de vida.

Quem vive disso e já tem o “olho treinado” sem dúvida enxerga mais longe, e consegue visualizar o potencial de crescimento de regiões que não despertam a atenção de investidores novatos, que conseguem se adiantar e garantir bons negócios para aproveitar a crista da onda do período de procura por imóveis naquela região.

Exemplo prático

Aqui em Curitiba, um dos melhores exemplos é o Ecoville, região relativamente nova que engloba parte de três bairros da cidade: Mossunguê, Campina do Siqueira e Campo Comprido. Nos últimos anos, o Ecoville foi recordista na liberação de alvarás de construção, e o investimento em imóveis de alto padrão tornou aquela vizinhança uma referência de luxo e qualidade de vida. Quem investiu no Ecoville há 10, 15 anos, hoje colhe os frutos do investimento com juros.

Diversos outros fatores podem ser determinantes na hora de investir em imóveis: localização, infra-estrutura, e até mesmo questões de arquitetura e design devem ser levadas em conta — afinal, ninguém gosta de viver em uma casa feia. Quando se fala de imóveis novos ou usados, tudo isso faz diferença, e deve ser analisado.

Muitas opções

Felizmente, o mercado imobiliário oferece muitas outras possibilidades: é possível, por exemplo, investir em imóveis na planta, com a possibilidade de vendê-los quando as obras já estiverem adiantadas. Neste caso, porém, é preciso estudar o imóvel, a região e o histórico da construtora para poder mensurar a rentabilidade do investimento.

Outra opção é investir em terrenos, que também podem aumentar de valor conforme a região ao seu redor cresce. Quem tem ainda mais espírito empreendedor pode construir imóveis em terrenos — o que fica bem mais barato do que adquirir uma casa “pronta” –, e depois colocá-los para locação. Há pessoas que garantem uma ótima aposentadoria imobiliária através do aluguel de apartamentos, studios e quitinetes.

E se você não encontra imóveis ou terrenos para investir disponíveis na região que você quer, expanda um poucos seus horizontes: Curitiba oferece uma vasta região metropolitana cheia de possibilidades. Quanto mais uma região cresce, mais aumenta o seu potencial imobiliário, e com isso, melhores serão as oportunidades para quem tiver coragem e souber investir com segurança.

Então, se você estava em dúvida se investir em imóveis ainda era um bom negócio ou não, achamos que este artigo pode ter esclarecido um pouco as coisas: investir em imóveis ainda é um excelente negócio, desde que você não faça isso de forma descuidada. Há muito estudo envolvido, e enxergar o potencial de valorização de um imóvel, de um bairro ou de uma região são fatores fundamentais para garantir um bom investimento.

Agora que você já sabe de tudo isso, fale com um de nossos consultores! Será um prazer ajudá-lo a conhecer melhor o fantástico mercado imobiliário, e todas as opções que ele oferece não só para quem quer morar, mas também para quem quer ganhar dinheiro! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *