Aluguel para estudantes em Curitiba: dicas para escolher o imóvel ideal

Curitiba tem diversas universidades renomadas: UFPR, PUC, UTFPR, Universidade Positivo, Tuiuti, entre outras. Isso atrai um grande número de estudantes todos os anos, que sonham em passar no vestibular e iniciar uma vida acadêmica promissora.

Para quem já vive na capital paranaense, isso não é tao complicado, mas há muitos jovens que vêm de outras cidades — e mesmo de outros estados — para prestarem seus vestibulares por aqui. Se forem aprovados, passarão alguns anos por aqui.

Como estudante e dinheiro nem sempre andam juntos, separamos algumas dicas que vão ajudar essa turma a escolher um cantinho para alugar em nossa cidade, enquanto eles se preparam para seu futuro profissional.

Localização é fundamental

Por melhor que seja o transporte público da cidade, um estudante que vêm de fora e não conhece as linhas de ônibus pode acabar perdidinho. Isso sem contar que transporte — seja ônibus, apps de transporte ou combustível –, gera um gasto considerável, sem contar no stress do trânsito e na correria.

Sendo assim, estudar o melhor lugar para alugar seu imóvel é fundamental para evitar gastos exagerados com locomoção. Muitas vezes, se colocado na ponta do lápis, um aluguel um pouco mais caro perto da faculdade acaba valendo mais a pena do que algo mais barato, mas que fique muito distante e complique a sua mobilidade.

Mobiliado ou não?

Nem sempre o  jovem que vêm de outra cidade traz consigo a mobília — ou por não ter, ou por questões de logística. Nesses casos, optar por um imóvel mobiliado (ou semi-mobiliado) é uma mão na roda, pois facilita a vida no dia a dia.

Não estamos falando de luxo, mas do básico: cama, fogão, microondas, armários de cozinha, talvez uma mesa com algumas cadeiras. O mínimo que uma pessoa precisa para ter algum conforto. Obviamente, imóveis mobiliados costumam ter aluguel um pouco mais caro, mas evita que o estudante gaste com móveis e eletrodomésticos.

Pense na área útil

Studios e kitnets estão em alta entre jovens que moram sozinhos. Espaços compactos e sem muitas divisórias que costumam ter entre 17 m² e 25 m² e condensam em um mesmo ambiente sala, quarto e cozinha. S]ão pequenos, mas práticos e fáceis de arrumar.

Embora seja uma opção vantajosa para muita gente, quem planeja dividir o imóvel com algum amigo, pretende trazer mobília, animal de estimação, ou algo assim, deve optar por um imóvel maior. Um studio é ideal para uma pessoa sozinha, ou no máximo um casal: mais do que isso, já fica apertado.

Leve em conta as áreas compartilhadas

Mais uma ponto a ser levado em conta no que diz respeito à praticidade e comodidade: optar por um condomínio que ofereça lavanderia compartilhada pode ser prático para quem não quer gastar com uma lavadora nem quer passar muito tempo na beira do tanque.

Quem não abre mão de cuidar da saúde entre um estudo e outro também pode focar suas buscas em imóveis que contem com piscina e/ou uma área de malhação. Playground, salão de festas, churrasqueiras, cafeteria e espaço gourmet são outras regalias que podem agradar certos perfis de locatários.

Planeje seus gastos

Morar de aluguel exige uma atenção extra às suas finanças. Manter o pagamento do aluguel sempre em dia é fundamental, assim como taxas de condomínio e outras contas mensais referentes ao imóvel (que podem incluir seguro contra incêndio e IPTU, por exemplo).

Para não acabar despejado, nem botar seu fiador numa furada, sempre separe a grana do aluguel e das despesas do imóvel com antecedência, e planeje-se para passar o mês com o restante. Ah, e alguns inquilinos até dão descontos para pagadores pontuais, então evite atrasar o pagamento!

Por fim, uma dica extra: conte com a Imobiliária Razão para ajudá-lo a encontrar o imóvel certo para você! Seguindo essas dicas você não esquenta a cabeça, e deixa seu cérebro livre para se focar no que realmente importa: seus estudos!

Até a próxima! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *