Deixe sua cozinha organizada e estilosa com estas dicas!

Seja ela grande e espaçosa ou pequena e compacta, a cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa. Entre preparar refeições ou só fazer um lanchinho rápido, todo mundo passa por ali em algum momento.

Isso pode dificultar um pouco a vida de quem sonha em ter uma cozinha estilosa e organizada, como aquelas que a gente vê no Pinterest. Se você está com dificuldades para organizar a sua, não se desespere, pois trouxemos 5 dicas infalíveis para você deixar sua cozinha linda e organizada!

Organize grãos, cereais e guloseimas em potes de vidro

Essa dica na verdade tem mais de uma função: para começar, um conjunto uniforme de potes padroniza o visual dos seus armários, e facilita para todo mundo saber o que tem dentro de cada recipiente sem ter que recorrer à etiquetas ou rabiscos de canetinha — outra dica é optar por aqueles potes que já vêm com uma etiqueta própria, para escrever com giz.

Outra função é puramente estética: se você lida com prateleiras aparentes, alguns potes com grãos e cereais podem acabar sendo um ótimo complemento para a decoração do ambiente!

Bandejas, ganchos e escorredores são seus amigos

Saber organizar armários e gavetas é uma arte. Se você não é nenhuma Marie Kondo para organizar copos, pratos, talheres e tampas na sua cozinha, não se desespere: utilize caixas, cestos, bandejas ou até mesmo escorredores de louça para organizar as coisas em seus devidos lugares e aproveitar melhor o espaço.

Os ganchos, por sua vez, também podem contribuir com a decoração: se tiver espaço e alguns utensílios bacanas — como canecas, conchas e escumadeiras — você pode pendurá-los pelas paredes, ou debaixo das prateleiras. Uma forma simples e prática de unir o útil ao agradável!

Sapateiras multifuncionais

Sabe aquelas sapateiras de plástico que a gente pendura atrás da porta para manter os calçados minimamente organizados? Pois é, elas também podem te ajudar a organizar sua cozinha!

Uma sapateira dessas (nova, de preferência) pode ser utilizada para comportar pacotes de biscoitos, salgadinhos e guloseimas em geral. Outra ideia é colocar seus produtos de limpeza em uma dessas. Não precisa nem ficar à vista — coloque na porta da despensa, ou do lado de dentro de uma porta de armário… o que importa é resolver a bagunça!

Dê um trato na geladeira

A geladeira é uma peça fundamental da cozinha, e deixá-la organizada e limpa também é importante. Na hora da limpeza, retire tudo o que tiver dentro dela, jogue fora o que por ventura estiver passando do prazo de validade e use um pano com água e bicarbonato para limpá-la por dentro, seguida por um pano úmido com água e sabão.

Na hora da organização, aproveite os espaços da maneira correta (hortaliças na gaveta inferior, ovos e latas em seus respectivos compartimentos) e distribua os alimentos de forma organizada. Ah, e tampe tudo o que vai para a geladeira, para evitar que ela “pegue” aquele cheiro que não é lá muito convidativo.

Não tenha dó de jogar coisas no lixo

Essa dica pode ser um pouco dolorosa para certas pessoas, mas é fundamental para quem busca manter a cozinha organizada: livre-se dos potes sem tampa ou quebrados, das panelas furadas e/ou sem cabo e dos talheres tortos ou gastos.

A gente sempre acha que vai arrumar alguma utilidade para eles, mas a verdade é que muita coisa acaba só ocupando espaço, juntando poeira e entulhando a cozinha. Algumas coisas até podem ter uma sobrevida em outra área da casa — potes podem virar vasos de plantas ou recipientes para pets, por exemplo — mas o que realmente não tiver mais serventia deve ir para o lixo!

Por falar em lixo, se você está pensando em investir em móveis sob medida para sua cozinha ou só quiser improvisar em algum móvel que já tem, pode pensar em um formato que não deixe seu lixo visível, mas que o mantenha sempre por perto. “Escondê-lo” dentro de algum móvel, como vemos na imagem acima, ajuda a deixar o visual da cozinha mais clean, e ainda evita que maus odores tomem conta do ambiente.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas, e consiga dar um jeito na sua cozinha com elas! E se está procurando um imóvel com a cozinha dos seus sonhos para organizar do jeito que sempre quis, conte com nosso time para ajudá-lo a encontrar! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *