Lareira: dicas e cuidados para deixar sua casa mais aconchegante

Uma sala de estar com lareira é o sonho de muita gente. Neste friozinho, então, quem tem uma em casa sem dúvida faz um bom uso dela para manter a casa quentinha.

Mas, ter uma lareira em casa demanda alguns cuidados. Se você está pensando em adquirir uma – ou quer se mudar para uma casa com lareira – fique ligado nos diferentes tipos de lareiras e dicas que vamos te passar agora!

Tipos de lareiras

Meio óbvio, mas sempre é bom lembrar: não existe um só tipo de lareira. Abaixo vamos listar as mais comuns, e embora todas sejam lindas e úteis na hora de deixar um ambiente mais quentinho e aconchegante, cada tipo de lareira possui suas vantagens e desvantagens.

Lareira à lenha

As mais tradicionais e sem dúvida mais charmosas, pois remetem ao luxo de palácios e casarões antigos. São embutidas na parede e feitas em alvenaria (o acabamento pode variar, sendo de tijolos, pedras ou até mesmo mármore). Precisam estar ligadas a uma chaminé para exaustão da fumaça gerada.

Vantagens: charme clássico, chama natural, com direito a madeira estalando no fogo.
Desvantagens: fumaça, fuligem, manutenção e limpeza do espaço. Acender o fogo também pode dar algum trabalho para quem não está familiarizado. Ela é espaçosa, e a armazenagem da lenha também demanda algum espaço.

Lareira elétrica

Uma solução prática e moderna para quem sempre quis ter uma lareira em casa. Basta ligar na tomada, apertar um botão e pronto: ambiente confortavelmente aquecido. Alguns modelos até possuem chamas “falsas” que emulam com bastante competência o visual de uma lareira à lenha.

Vantagens: fácil instalação, design moderno e praticidade.
Desvantagens: além de não ter o mesmo charme da lareira à lenha, o consumo de energia deve ser levado em conta, pois dependendo do uso e da potência do aquecimento, sua conta de luz pode vir bem alta.

Lareira à gás

uma opção prática para quem faz questão de ter uma chama “de verdade” acesa gerando calor. A chama aqui é azulada como a do fogão (afinal, deriva da queima do mesmo combustível), e não consome energia como as lareiras elétricas. Também pode ser encontrada em diferentes modelos, inclusive com versões para embutir.

Vantagens: instalação relativamente simples e diversos modelos disponíveis.
Desvantagens: ainda que sua instalação em casas e apartamentos seja relativamente prática, ela obviamente precisa ser ligada a um ponto de gás, o que pode demandar algum trabalho. Ah, e ela obviamente consome gás.

Lareira ecológica

Tendência sustentável, a lareira ecológica leva esse nome por funcionar à base de álcool ou etanol, combustíveis que são renováveis e menos poluentes. Esse tipo de lareira mistura algumas características dos modelos anteriores, e também pode ser encontrada tanto avulsa quanto em formato para embutir.

Vantagens: além de ser ecológica, ela possui chama natural sem toda a fumaça e a fuligem da queima de lenha. Sua instalação também é prática e não demanda muito espaço.
Desvantagens: o maior problema aqui é que o usuário fica à mercê dos preços do álcool ou do etanol – o que pode não ser lá muito econômico.

Cuidados com a sua lareira

A lareira à lenha pode ser a mais charmosa, mas também é a que demanda mais cuidados. A manutenção e a limpeza – tanto da lareira quanto da chaminé – devem ser feitos regularmente.

Os outros modelos são consideravelmente mais práticos, mas no geral manter a lareira sempre limpa é essencial para garantir seu bom funcionamento.

Como estamos tratando de equipamentos que produzem chama e/ou geram calor, manter crianças e animais de estimação a uma distância segura é fundamental para evitar queimaduras. O mesmo vale para combustíveis, acendedores e fósforos, que devem ser mantidos em local seguro para evitar acidentes.

Decoração

Por sua natureza acolhedora, a lareira inevitavelmente acaba tendo um peso decorativo dentro do ambiente da sala de estar. E o espaço da lareira pode (e deve) ser aproveitado para deixar sua casa mais elegante.

A lareira à lenha sai na frente por conter mais espaço para “customização”. A base superior dela pode servir de apoio para estatuetas e porta-retratos, e o acabamento em gesso, mármore, granito ou até mesmo madeira podem trazer novas cores e texturas ao conjunto.

A boa e velha lareira embutida também modernizou-se para tornar-se menos clássica: hoje em dia existem as chamadas lareiras catalíticas que são hermeticamente fechadas com vidro cerâmico, ganhando um design mais moderno e evitando a propagação de fumaça e fuligem. Os mais arrojados podem pintar a parede de uma cor diferente, transformando até mesmo a chaminé em um item decorativo.

A diversidade dos modelos dos outros tipos de lareiras permite que o comprador possa escolher um modelo que combine com a decoração do ambiente. As ecológicas, por exemplo, costumam ser estreitas e elegantes, funcionando tanto no centro da sala quanto embutidas em um vão próprio para isso.

Destaque também para os charmosos modelos em ferro fundido, que imitam o visual de fogões à lenha antigos e são indicados para quem busca um visual mais retrô. Quem quer fugir disso pode encontrar modernas versões tubulares que deixam a lareira com cara de filme de ficção científica!

Conclusão

E aí, já escolheu a sua lareira favorita? Bom, mas independente do tipo, uma coisa é certa: com o friozinho do inverno chegando, elas são muito bem-vindas para manter os ambientes quentinhos, aconchegantes e charmosos.

E se você está em busca de uma casa com lareira, converse com um de nossos consultores. A Razão vai ter o maior prazer em te ajudar a escolher o imóvel dos seus sonhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *