Regras infalíveis para viver em uma república

Passou no vestibular em outra cidade e precisa se mudar? Ou então, mergulhou naquela oportunidade de emprego em uma grande metrópole? Seja qual for o motivo, a mudança de vida é impactante.  Por motivos financeiros, muitas pessoas que passam por momentos optam por morar em uma república. E dividir o teto com outras pessoas, inicialmente “estranhas”, não é uma missão muito fácil.

Por isso, hoje no blog da Imobiliária Razão,  trouxemos algumas regras infalíveis para quem vai ingressar nessa aventura que é morar em república.

república-imobiliaria-razão-curitiba

1. Crie regras dentro da república

A primeira regra de sobrevivência consiste nada menos do que criar as famosas regras de convivência. Com isso, fica muito mais fácil  viver em harmonia com todos os moradores e os limites são respeitados de maneira leve.

Um exemplo básico de regra é: não receber visitas sem avisar a galera. Assim, ninguém é pego de surpresa e fica tudo certo.

2. Diálogos e mais diálogos

Convivência é difícil, principalmente em uma república. Independente de se dar bem ou não com as pessoas que se convive, vez ou outra é comum que ocorra alguma situação desagradável. Até mesmo lidar com as diferenças é uma tarefa complicada.  E assim como em tudo na vida, nessas horas o diálogo também salva se acontecer de maneira correta.

Lembre-se que em uma república todos estão no mesmo balaio, por isso, não é legal fazer acusações ou deixar as outras pessoas em posições diferentes das outras. Então, tenha calma, seja justo, flexível e racional, ok?!

3. Divida as responsabilidades entre os moradores 

Para não perder o controle na república, é ideal que cada morador tenha as suas responsabilidades.  Portanto, façam uma reunião e dividam as tarefas e contas que cada pessoa irá assumir. Neste momento é muito importante ser justo para que ninguém fique sobrecarregado.

4. Respeite o jeito do outro e seja amigo

Isso vale para todos os âmbitos da vida, mas se agrava quando se divide o mesmo teto. É aquela história: cada pessoa tem o jeito. São visões de mundo e criações diferentes, então, o  negócio é ser tolerante e respeitar para ser respeitado.

Cultivar a amizade também faz toda a diferença nessas horas. Isso nào significa que você precisa ser amigo de todo mundo, mas é bacana ouvir e ajudar no que for possível.  Pode até ser que você crie elos de amizades que se fortalecerão e serão levados para a vida toda. Além do mais, fica bem mais fácil de resolver as diferenças.

5. Não empreste nada sem antes pedir permissão

Nunca foi e nem será legal pegar as coisas dos outros sem pedir permissão. Isso pode gerar muitos conflitos. Não importa se for comida, sabão em pó ou qualquer outro item, por mais simples que seja, peça autorização para usar.

6. Tenha foco no seu propósito

Morar com várias pessoas tem seus momentos de cansaço e também de diversão. Mas, por hipótese alguma, se desvie do seu objetivo e nem o deixe em segundo plano. Essa é uma das fases da sua vida acadêmica, então tenha foco e caminhe em direção ao seu futuro.

7. Seja responsável

Morar longe dos pais não é sinônimo de fazer o que bem entender. Lembre-se que, quando se mora em uma república, você ainda convive e divide espaço com outras pessoas.  Seja legal consigo mesmo: levante, organize suas coisas e cumpra com suas obrigações de casa. No mais é só alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *