4 DICAS PARA OTIMIZAR O ESPAÇO DE UM APARTAMENTO PEQUENO

Com a valorização do m², os apartamentos pequenos são cada vez mais procurados e, atualmente, já dominam o mercado imobiliário. Mas decorá-los é sempre um desafio. Os espaços podem ser limitados, mas as necessidades dos moradores, não. Em imóveis de 50m², 40m² ou menos, cada canto deve ser aproveitado da melhor maneira possível!

Mas saiba que um apartamento pequeno pode ser funcional, aconchegante e charmoso. Bastam alguns truques e uma certa dose de criatividade. Confira as nossas dicas para otimizar espaços e garantir a tão necessária sensação de amplitude em seus ambientes.

1. INVISTA EM MÓVEIS SOB MEDIDA

Os móveis sob medida garantem dois quesitos básicos para a decoração em um apartamento pequeno: aproveitamento do espaço organização. Sim, porque bagunça e espaços reduzidos, definitivamente, não combinam!

Antes de pensar na decoração, faça um levantamento de todas as suas necessidades. Planeje, junto com um arquiteto ou designer de interiores, a melhor forma de adequá-las ao espaço disponível.

Aproveite bem cada canto e não se esqueça do pé direito. Prateleiras e nichos instalados no alto podem ser uma boa alternativa para guardar aqueles itens que você não usa no cotidiano.

Outra dica para guardar esse tipo de objeto são os armários de canto, geralmente mais profundos.

Considere também incluir na decoração alguns móveis multifuncionais, como um sofá-cama, uma mesa retrátil na cozinha ou uma cama com gavetões. Eles ficam mais compactos quando não estão em uso, colaborando para uma melhor circulação no ambiente. Perfeito para apartamentos pequenos!

Aliás, cuidado com o tamanho dos móveis. Eles nunca devem obstruir a passagem.

2. INTEGRE OS ESPAÇOS

Outra dica muito valiosa para ampliar os ambientes são os espaços integrados. A cozinha americana é o exemplo mais comum, mas você também pode ousar. Já pensou em uma porta de correr integrando o escritório à sala? Ela poderá permanecer aberta quando você for receber os amigos, oferecendo mais uma opção de espaço para que eles se acomodem.

3. APOSTE EM OBJETOS CORINGA

O truque número um de qualquer profissional na hora de decorar um apartamento pequeno é investir em espelhos. Eles ampliam e dão profundidade a qualquer ambiente.

Instale um grande atrás da mesa de jantar, por exemplo, e poderá dar a impressão de que sua sala dobrou de tamanho!

Também existem os espelhos decorativos, com diversas formas e tamanhos, que podem compor com muito charme, e até bom humor, a sua decoração.

Procure ainda objetos que confiram aconchego ao ambiente, como uma luminária de chão ou um jardim vertical. Surpreenda a todos mostrando que é possível até contar com o frescor da natureza em espaços reduzidos. Só não exagere na decoração!

4. DÊ PREFERÊNCIA ÀS CORES CLARAS

As cores mais claras também conferem sensação de amplitude aos ambientes. Prefira paredes brancas ou em uma tonalidade de bege.

Mas isso não quer dizer que seu apartamento pequeno não possa ser alegre e vibrante. Você pode acrescentar cores mais marcantes em objetos como almofadas, tapetes, mesas de apoio, abajures ou telas decorativas.

Também é possível colar um belo adesivo decorativo na parede. Existem opções incríveis!

E não se esqueça da iluminação. Quanto mais natural, melhor. As paredes claras irão refletir essa luz e o espaço parecerá mais amplo.

Gostou das nossas dicas para otimizar o espaço de um apartamento pequeno? Conhece outro truque? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: Blog Etilize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *