FLYLADY: 10 PASSOS PARA VOCÊ INICIAR NO MELHOR MÉTODO DE ORGANIZAÇÃO DA CASA

Você já conhece o método de organização FlyLady?

A gente achou este método tão sensacional, que decidiu pesquisar mais um pouquinho e trazer pra vocês!

O texto é do Blog Minha Casa Organizada e explica tudo tão direitinho, que você vai adorar. Se ficar com alguma dúvida, comente aqui que vamos tentar te ajudar!

 

FLY O QUE?

 

Fly Lady é um método de organização criado pela americana Marla Cilley baseado principalmente em rotinas e lembretes, que tem como objetivo diminuir o tempo gasto nas tarefas domésticas, aumentando assim o tempo a ser dedicado ao lazer. Para isso, o sistema prega a definição prévia de tarefas de curto prazo (máximo de 15 minutos) que devem ser realizadas sem preocupação com o perfeccionismo. Ideal pra gente que não tem tempo pra nada! Uma das ideias principais da Fly Lady é progredir aos poucos, o que significa implementar um hábito de cada vez. É o que ela chama de baby steps (passos de bebê).

Curiosidade: FLY é a abreviatura de Finally Love Yourself (Finalmente amando a si mesma).

 

PRE-PA-RA!

 

Inscreva-se no site oficial 

Se você entende a língua inglesa, visite o site oficial da Fly Lady no endereço www.flylady.net. Lá você tem acesso a muita coisa interessante, além de poder se inscrever para receber e-mails diários com lembretes e dicas.

Providencie material necessário

Antes de começar, eu sugiro que você separe algumas coisas simples que vai precisar ao longo do seu progresso no sistema, são elas:

  • Uma agenda (compre uma de papel ou escolha uma online, eu uso o Google Calendar)
  • Um fichário simples e algumas folhas de papel (use um fichário velho que tiver em casa ou escolha alguma plataforma online. O Evernote é uma boa opção.)
  • Um timer (sugiro que utilize a função timer do seu celular)

CHEGA DE BLABLABLÁ E VAMOS AOS 10 PASSOS

1- FAÇA SUA PIA BRILHAR

A Fly Lady diz que a cozinha é o coração de uma casa. E é verdade, né? Cozinha arrumada passa a impressão de uma casa minimamente sob controle. É por isso que a primeira atitude que ela nos sugere adotar é fazer a pia brilhar todos os dias! Na primeira vez, lave toda a louça e dê um belo banho na pia usando seus produtos favoritos de limpeza. Depois seque-a com pano ou papel toalha.

Aproveite e cheque as esponjas, veja se estão em bom estado de uso. Se não, jogue fora e coloque novas no lugar. Lembre-se de ver também como está a situação do pano de prato. Se estiver sujo, substitua-o por um limpo. Você não precisa (nem deve) fazer tudo isso todos os dias, apenas lave toda a louça, seque a pia e cheque o pano de prato.

2- VISTA-SE E CALCE SAPATOS

Nada de acordar e ficar andando pela casa de pijamas e toda descabela. Estudos dizem que se você se veste adequadamente, você envia uma mensagem ao cérebro que está pronta para o trabalho. Além disso, se você estiver vestida de forma adequada, não haverá correria se precisar buscar algo na rua ou atender a porta, não é mesmo? Se tiver costume e se sentir bem, faça uma maquiagem leve.

A Fly Lady nos diz para colocar sapatos de amarrar, eu não sigo essa parte, apenas coloco um chinelo bonitinho ou uma sandália baixa que seja tão confortável quanto.

3- ESCREVA LEMBRETES PARA VOCÊ MESMO

A Fly Lady sugere que você escreva pequenos lembretes em post-its e cole-os no espelho do banheiro e em cima da pia na cozinha. A ideia é te lembrar dos hábitos que você está tentando estabelecer. Atualmente utilizo um app no celular para fazer esse tipo de anotação, o ColorNote. Lá anoto todas as tarefas que preciso fazer, estabeleço datas de vencimento e ele me avisa através de notificações na minha tela inicial. Para as tarefas de todo dia é só digitar na data de vencimento “todo dia”.

4- LIVRE-SE DOS HOT SPOTS

Hot spot é o termo usado pela Fly Lady para se referir aqueles locais das nossas casas que sempre são esquecidos e viram acumuladores de bagunça. Geralmente é aquela mesa da cozinha, aquele móvel perto da entrada da casa, etc. Para se livrar dessa bagunça, a Fly Lady sugere que todos os dias a gente estabeleça 2 minutos no timer e elimine um hot spot. Então bora apagar os focos de incêndio!

5- SEPARE SUA ROUPA PARA O DIA SEGUINTE

O tempo de manhã parece passar mais rápido do que qualquer outro durante o dia, então um hábito que a Fly Lady nos sugere é separar a roupa que iremos vestir no dia seguinte. Faça assim: antes de deitar escolha a roupa e deixa em algum lugar separado, como uma cadeira, gancho do banheiro ou porta do armário.

6- ARRUME SUA CAMA

Uma cama arrumada faz o quarto parecer mais organizado e aposto que você não vai levar nem dois minutos nessa tarefa. Eu gasto em média 1:30. 

7- COMECE A CONSTRUIR SEU CONTROL JOURNAL COM AS ROTINAS DIÁRIAS

Lembra daquele fichário e daquelas folhas de papel que eu falei lá no início? Então! Você irá usá-los a partir de agora para começar a construir o que a Fly Lady chama de Control Journal. Se você optou pelo Evernote ou similiar, crie uma nota.

O Control Journal vai ser o lugar em que você irá juntar todo o material que irá construindo sobre o sistema Fly Lady, incluindo rotinas, lembretes e listas, combinado?


A primeira coisa que iremos colocar no Controul Journal será sua rotina diária (matinal e noturna).

A rotina de cada pessoa é única, mas não comece com coisas demais. Faça uma lista de poucos itens, uns 3 ou 4 e à medida que for se sentindo segura, vá aumentando progressivamente até o seu limite. Passinhos de bebê, ok? Então contenha a ansiedade. Minha sugestão é você colocar em sua rotina as coisas que tem feito até agora. Um exemplo seria:

Rotina Matinal
1.Arrumar a cama;
2.Tomar banho, vestir-se, calçar sapatos, passar protetor solar e batom;
3.Eliminar um Hot Spot por dois minutos;
4.Checar os lembretes.

Rotina Noturna
1.Fazer a pia brilhar;
2.Separar as roupas para a manhã seguinte;
3.Eliminar um Hot Spot por dois minutos.

8- LIVRE-SE DA TRALHA (DECLUTTER) POR 15 MINUTOS

A Fly Lady nos diz que “O segredo para se manter organizado é livrar-se da tralha.” Ideia muito parecida com a divulgada pela japonesa Marie Kondo, não é verdade? Assim como Kondo, a Senhora Fly defende que devemos manter apenas objetos que nos trazem felicidade. Ou seja, livre-se do que você não ama!

Para se ver livre da tralha, porém, a Fly Lady (que é americana) pensa diferente de Marie, pois sugere que este seja um processo contínuo e não realizado de uma só vez como prega a japonesa.

Eu me identifico mais com o pensamento da Fly Lady e aposto que vocês também: No Japão, as casas geralmente são bem pequenas, então ser capaz de eliminar a tralha toda de uma vez é aceitável. Porém do lado de cá do mundo, não acho a ideia viável. Quase sempre temos coisas de mais e tempo de menos, não é verdade?

A Fly Lady sugere que reservemos um tempinho todos os dias para livrar-se da tralha (declutter). Escolha um cômodo, estabeleça 15 minutos no seu timer e só pare quando ele tocar.

Mais um hábito para o nossa rotina diária, certo? Pegue seu control jornal e atualize:

Rotina Matinal
1.Arrumar a cama;
2.Tomar banho, vestir-se, calçar sapatos, passar protetor solar e batom;
3.Eliminar um Hot Spot por dois minutos;
4.Checar os lembretes.
5.Livrar-se da tralha por 15 minutos.

9- ANOTE SEUS COMPROMISSOS NA AGENDA (CALENDÁRIO)

A Fly Lady recomenda que você tenha um lugar para anotar os seus compromissos, pode ser um calendário pendurado na porta ou uma agenda. Eu utilizo o Google Calendar, uma versão de agenda online que pode ser acessada de qualquer lugar, inclusive pelo celular.

A agenda deve conter todos os eventos a serem realizados em uma data específica ou por um tempo específico. Dessa forma, anote em seu calendário: consultas médicas, eventos, reuniões, aniversário de familiares e amigos, etc. E não se esqueça de colocar em sua rotina diária a tarefa de consultar sua agenda.

Rotina Matinal
1.Arrumar a cama;
2.Tomar banho, vestir-se, calçar sapatos, passar protetor solar e batom;
3.Eliminar um Hot Spot por dois minutos;
4.Checar os lembretes.
5.Livrar-se da tralha por 15 minutos
6.Checar a agenda.

10- SIGA OS 11 MANDAMENTOS DA FLY LADY

A Fly Lady tem 11 mandamentos que devem ser sempre lembrados durante o seu progresso no sistema. Então anote os mandamentos abaixo em uma folha ou em uma nota do seu Control Journal (CJ) para nunca esquecer.

1- Mantenha sua pia limpa e brilhando.
2- Vista-se toda manhã, mesmo que você não se sinta bem para isso. Não se esqueça de colocar sapatos.
3- Faça suas rotinas: matinal e noturna.
4- Não deixe o computador lhe distrair.
5- Observe as suas atitudes. Se tirou algo do lugar, ponha de volta.
6- Não tente fazer dois projetos de uma vez. UM TRABALHO POR VEZ.
7- Não coloque fora mais coisas do que você pode devolver em 1 hora.
8- Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã e noite.
9- Trabalhe o mais rápido que você pode. Isto te dará mais tempo para divertir-se mais tarde.
10- Sorria, mesmo quando você não estiver disposta a isso. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz.
11- Não se esqueça de gargalhar todos os dias. Mime você mesma. Você merece.

VAMOS VOAR (FLY)!

Se você não sabia por onde começar a organizar sua casa, agora já sabe! Siga sua rotina diária, siga os 11 mandamentos e tenha em mente que:

– Você não precisa (nem deve) limpar sua casa como sua mãe ou avó fazia.
– Sua casa não ficou desorganizada de um dia para outro e não ficará organizada em um passe de mágica. Então não tente realizar tudo de uma só vez, você vai ficar irritada e odiar o sistema.
– Progresso, não perfeição. Um passo (hábito) de cada vez. Lembre-se: passinhos de bebê (babysteps).
– Os hábitos não são automáticos, sendo assim calendário, rotinas e lembretes devem ser consultados todo santo dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *