Flat x Loft x Studio: Entenda a diferença entre eles.

Você sabe qual é a diferença entre esses três tipos de apartamentos? NÃO? Então descubra a resposta neste artigo que a Imobiliária Razão preparou pra você.  
 
O fato é que os imóveis estão cada vez menores, o que exige um melhor aproveitamento de suas áreas privativas. Mas o que um loft tem de diferente de um studio, por exemplo? Vamos entender a diferença entre cada um deles. 
 
Flat: O flat, também chamado de apart-hotel, é um tipo de imóvel caracterizado pela disponibilidade de serviços de hotel, como recepção, lanchonete, lavanderia, segurança e limpeza, que são cobrados junto às taxas de condomínio. Além dessas facilidades, eles também contam com divisões específicas de sala, quarto, banheiro e até cozinha.  
 
Em geral, esses imóveis privilegiam o bom fluxo dos moradores, que costumam contar com um padrão arquitetônico muito mais dinâmico, contemporâneo e moderno. Podem ser comprados para moradia permanente, mas o mais comum é vermos contratos de locação para estadia temporária por parte de empresários e profissionais liberais nas áreas centrais dos grandes centros urbanos.

(Imagem: Flat)

Loft: O loft é considerado como uma moradia contemporânea e seu conceito segue em alta. O curioso é que esses tipos de apartamentos surgiram há muito tempo, na década de 60, se tornando modelos consagrados em Nova Iorque.  
 
Os lofts surgiram em função da reciclagem de edifícios comerciais antigos, que não atendiam mais às necessidades ou por conta de mudanças no zoneamento das metrópoles. Normalmente são derivados de antigos galpões, armazéns ou depósitos em bairros industriais que foram transformados em áreas residenciais. Isso garante a característica de serem imóveis amplos, sem paredes que dividem o local e com o pé-direito duplo, muito usual em edificações da época.  
 
O modelo de construção ser antigo não garante o aspecto antigo, muito pelo contrário, os lofts geralmente são muito bem reformados e seguem como sinônimos de modernidade. 

(Imagem: Loft decorado)

Studio: Diferente dos lofts, os studios apresentam mais divisões internas. Eles têm cerca de 30 m² e podem dispor de um dormitório delimitado com paredes.  
 
A característica do studio está ligada também à sua localização. Centralizado em áreas estratégicas da cidade, onde existe uma boa infraestrutura de lazer, serviços e transporte. Edifícios que têm imóveis deste tipo costumam oferecer facilidades como lavanderia coletiva, áreas sociais, como salão de jogos, piscina e até mesmo academia. A cozinha americana é integrada à área social e o pé-direito costuma ser acima do padrão.  
 
Os moradores de studio são predominantemente pessoas solteiros ou casais jovens que buscam conforto e praticidade para seu dia a dia. 

(Imagem: Studio)

Ficou fácil entender qual a diferença entre eles? Mesmo que possam ser semelhantes, cada um têm as suas especificidades, e variam um pouco seu público consumidor. Na hora de encontrar seu imóvel é sempre bom conferir todas as opções do mercado.  

A cor do ano no nosso dia a dia

A Pantone Color Institute a partir de 2000 define a cor do ano, levando em consideração a psicologia das cores, a influência das cores no mercado e a ligação com as emoções humanas, bem como o meio cultural. Esta escolha vem trazendo tendências tanto para os profissionais de design gráfico e de imóveis bem como para decoração e tendência para pintura dos ambientes internos e externos.

Neste ano de 2022, a cor escolhida é PANTONE 17-3938 Very Peri, um tom de azul.
Você poderia se perguntar o que essa tendência poderia influenciar em nossos dias? 
E nós respondemos para vocês, há algum tempo as cores do ano divulgadas e estudadas pela Pantone Color Institute são expostas em nosso dia-a-dia seja na decoração, arquitetura ou em design de artes gráficas ou artistas. Atualmente, vivemos um período de transição… Ao voltarmos a superfície depois de um intenso período de isolamento, nossas noções e padrões estão em transformação.

A cor apresenta uma atitude despreocupada e uma curiosidade instigante, que anima nosso espirito criativo. PANTONE 17-3938 Very Peri nos ajuda a abraçar este cenário alterado de possibilidades, nos abrindo para uma nova visão para reescrevermos as nossas vidas. Um mix entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos. 

Confira algumas inspirações da cor do ano na decoração de ambientes.

Primavera: ideias para deixar a casa no clima da estação

Na estação mais colorida do ano, nada melhor do que enfeitar a casa com as flores mais usada na primavera.

A primavera, com suas cores vivas e alegres, é uma excelente estação para aquecer os nossos ânimos. Além disso, ela pode servir de inspiração para tornar a decoração da sua casa ainda mais divertida e o seu lar mais iluminado e cheiroso, permitindo que você utilize flores como enfeites.

Cores, estampas e flores estão entre os truques de decoração que mostramos para mudar a atmosfera da casa de um jeito fácil.

Confira algumas dicas abaixo!
Orquídeas
Essas plantas de beleza extraordinária funcionam tanto em ambientes internos quanto externos. Para aqueles que moram em casa, é possível plantar essas flores em vasinhos no quintal, na varanda ou em lugares com um pouco mais iluminação dentro de casa, lembrando de colocá-los sobre uma tábua em tijolos ou pedras para não atrair lesmas. Já para quem mora em apartamento, uma boa dica é aproveitar o parapeito das janelas para tal atividade.

Lírios
Os lírios orientais e asiáticos podem ser plantados em vasos ou usados para se fazer arranjos. Ele representa uma planta de bulbo, assim como a tulipa e a cebola, emitindo um único broto por bulbo, de onde saem as suas folhas e flores.

Bromélias
Essa flor pode surgir em diversos tamanhos, cores e formatos, sendo o abacaxi um dos seus tipos mais conhecidos. Em cidades de clima quente, a maioria das bromélias vive bem como uma planta caseira. Não demandam muitos cuidados especiais, sendo que a única cautela a parte é a verificação constante da mudança de cor da planta, pois esse pode ser um indício de que ela não está saudável.

Troque o tapete

Um pequeno truque de decoração, mas que rende um grande efeito. Trocar o tapete da sala ou do quarto por um modelo mais colorido (pode ser até florido!) é um jeito fácil de deixar o ambiente no clima da primavera. A peça traz mais vibração para o espaço e, quando a estação mudar e você quiser criar um clima diferente, é só trocar pelo tapete antigo de novo.

Cor nas paredes

Se você está ensaiando para pintar alguma parede da sua casa ou apartamento, chegou a hora. Inspire-se nas cores da primavera para destacar um espaço.

Arranjos de flores

Aproveite que na Primavera as floriculturas ficam ainda mais abastecidas com flores de corte e crie o hábito de montar arranjos bonitos para a sua casa. Além de ser uma atividade relaxante, montar vasos exercita sua criatividade e eles são capazes de trazer mais vida e alegria ao espaço.

Almofadas

As almofadas são um curinga na decoração por poderem ser trocadas facilmente. Assim, vale a pena investir em modelos coloridos, estampados e com diferentes texturas para criar uma ambientação interessante. A dica aqui é misturar à vontade ou seguir uma paleta de cores que lhe agrade. O mais importante é garantir uma variedade de tons e trazer um toque colorido ao espaço.

Gostou das dicas? 😉 Use sem moderação!

Fonte: imovelweb e casa.com.br

 

Mudou a decoração? Ótimo, mas… o que fazer com os móveis antigos?

Mudar a decoração de casa sempre é bom, né? Muda completamente a atmosfera dos ambientes, e é quase como se a gente estivesse redescobrindo a nossa própria casa (ou apartamento).

Porém, com uma mudança de decoração, vem junto um problema: e os móveis antigos? O que fazer com eles? Se eles ainda estiverem em bom estado, essa dúvida fica ainda mais cruel!

Continue lendo “Mudou a decoração? Ótimo, mas… o que fazer com os móveis antigos?”

Deixe sua cozinha organizada e estilosa com estas dicas!

Seja ela grande e espaçosa ou pequena e compacta, a cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa. Entre preparar refeições ou só fazer um lanchinho rápido, todo mundo passa por ali em algum momento.

Isso pode dificultar um pouco a vida de quem sonha em ter uma cozinha estilosa e organizada, como aquelas que a gente vê no Pinterest. Se você está com dificuldades para organizar a sua, não se desespere, pois trouxemos 5 dicas infalíveis para você deixar sua cozinha linda e organizada!

Continue lendo “Deixe sua cozinha organizada e estilosa com estas dicas!”

Torne-se um super anfitrião com essas dicas para receber visitas em sua casa

Receber visitas em casa é tudo de bom, né? Colocar o papo em dia, dar boas risadas, curtir uma comidinha especial.

Se você gosta de receber as pessoas em sua casa, ou quer passar a fazer isso assim que estiver no seu imóvel novo, confira nossas dicas que irão ajudá-lo a tornar sua casa mais aconchegante e hospitaleira, de um jeito que todo mundo vai querer voltar!

Continue lendo “Torne-se um super anfitrião com essas dicas para receber visitas em sua casa”